UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE HIDROSTÁTICA VOLTADA PARA IRRIGAÇÃO DE FRUTOS E HORTALIÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.50611

Palavras-chave:

Teoria da Aprendizagem Significativa. Ensino de Física. Hidrostática.

Resumo

No ano de 2015, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) campus Pau dos Ferros, alunos do terceiro ano do curso técnico em alimentos participaram de um estudo realizado no âmbito do Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Física (MNPEF). O objetivo foi investigar, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, a mudança de hábitos dos alunos em relação ao ensino e à aprendizagem de Física. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, conduzida por meio de um estudo de caso durante um curso de extensão. Este curso explorou cenários de cultivo de frutas e hortaliças, proporcionando experiências práticas na criação de sistemas de irrigação de baixo custo, com ênfase na assimilação de conceitos de hidrostática. O estudo foi dividido em fases, incluindo exposição de conteúdos, atividades experimentais e construção de materiais acessíveis em termos de custos. A avaliação do interesse e do conhecimento dos alunos foi realizada por meio de entrevistas, questionários e na elaboração de sistemas de irrigação. Os resultados revelaram uma motivação prévia positiva, sucesso nos testes dos dispositivos de irrigação e domínio de novos conceitos aprendidos nas entrevistas. Esse estudo destaca a transformação do ensino de física ao colocar o aluno como protagonista da investigação e da aprendizagem.

Biografia do Autor

  • João Hermínio da Silva, Universidade Federal do Cariri - UFCA

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor da Universidade Federal do Cariri - UFCA e compõe o corpo docente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico na área de Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) - UFCA, início 2020. Desenvolve trabalho na área de espectroscopia Raman com materiais orgânicos e inorgânicos. Tem experiência na área de Física com ênfase em Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part., atuando principalmente nos seguintes temas: Espectroscopia Raman e Infravermelho, estudo de materiais submetidos a altas temperaturas e a altas pressões, estudo de propriedades vibracionais de cristais de aminoácidos, crescimento e caracterização de cristais de aminoácidos, Ensino de Física, Aplicação de radioisótopos, Física e Microbiologia, Física Aplicada à Paleontologia e Arqueologia.

Referências

ANDRADE, C. D.; VIANA-BARBOSA, C. J. Análise de uma sequência de ensino-aprendizagem baseada em metodologias de aprendizagem ativa para ensinar estática. Revista do Professor de Física, v. 6, n. esp., p. 164-176, 2022. doi: <https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45945>.

CARNEIRO, N. L. A prática docente nas escolas públicas, considerando o uso do laboratório didático de física. f. 90. Monografia (Graduação em Física) Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza - CE, 2007.

COSTA, A. S. da. Desenvolvimento de uma proposta para o ensino de hidrostática voltada para a Aprendizagem Significativa. f.85 . Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) PUCRS Faculdade de Física, Porto Alegre - RS, 2007.

IFRN. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Alimentos na forma Integrada, presencial. RN, 2012. Acesso em: <https://portal.ifrn.edu.br/cursos/tecnicos/tecnico-integrado/ alimentos/> Acesso em: 29 ago. 2023.

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; SANMARTÍ, N. Que ciência ensinar?: Objetivos e conteúdos da educação secundária. In: L. del Carmen (ad.) Cuadernos de Formación del Profesorado de educación secundaria: Ciencias de la Naturaleza. Barcelona: Horsori, 1997.

LIMA, G. F. C. A. Aprendizagem significativa de física no curso técnico em agroindústria. f. 100. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG, 2008.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

MOREIRA, M. A. Métodos de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2011.

SILVA, S. L. R.; BRINATTI, A. M.; ANDRADE, A. V. C.; SILVA, J. B. Categorização das dissertações defendidas no polo 35 do MNPEF no período de 2016 a 2022. Revista do Professor de Física, v. 6, n. esp., p. 192-200, 2022. doi <https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45949>.

Downloads

Publicado

2025-01-21

Como Citar

UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE HIDROSTÁTICA VOLTADA PARA IRRIGAÇÃO DE FRUTOS E HORTALIÇAS. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 108–121, 2025. DOI: 10.26512/rpf.v9i1.50611. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rpf/article/view/50611. Acesso em: 22 fev. 2025.