UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE HIDROSTÁTICA VOLTADA PARA IRRIGAÇÃO DE FRUTOS E HORTALIÇAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.50611Palavras-chave:
Teoria da Aprendizagem Significativa. Ensino de Física. Hidrostática.Resumo
No ano de 2015, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) campus Pau dos Ferros, alunos do terceiro ano do curso técnico em alimentos participaram de um estudo realizado no âmbito do Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Física (MNPEF). O objetivo foi investigar, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, a mudança de hábitos dos alunos em relação ao ensino e à aprendizagem de Física. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, conduzida por meio de um estudo de caso durante um curso de extensão. Este curso explorou cenários de cultivo de frutas e hortaliças, proporcionando experiências práticas na criação de sistemas de irrigação de baixo custo, com ênfase na assimilação de conceitos de hidrostática. O estudo foi dividido em fases, incluindo exposição de conteúdos, atividades experimentais e construção de materiais acessíveis em termos de custos. A avaliação do interesse e do conhecimento dos alunos foi realizada por meio de entrevistas, questionários e na elaboração de sistemas de irrigação. Os resultados revelaram uma motivação prévia positiva, sucesso nos testes dos dispositivos de irrigação e domínio de novos conceitos aprendidos nas entrevistas. Esse estudo destaca a transformação do ensino de física ao colocar o aluno como protagonista da investigação e da aprendizagem.
Referências
ANDRADE, C. D.; VIANA-BARBOSA, C. J. Análise de uma sequência de ensino-aprendizagem baseada em metodologias de aprendizagem ativa para ensinar estática. Revista do Professor de Física, v. 6, n. esp., p. 164-176, 2022. doi: <https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45945>.
CARNEIRO, N. L. A prática docente nas escolas públicas, considerando o uso do laboratório didático de física. f. 90. Monografia (Graduação em Física) Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza - CE, 2007.
COSTA, A. S. da. Desenvolvimento de uma proposta para o ensino de hidrostática voltada para a Aprendizagem Significativa. f.85 . Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) PUCRS Faculdade de Física, Porto Alegre - RS, 2007.
IFRN. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Alimentos na forma Integrada, presencial. RN, 2012. Acesso em: <https://portal.ifrn.edu.br/cursos/tecnicos/tecnico-integrado/ alimentos/> Acesso em: 29 ago. 2023.
JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; SANMARTÍ, N. Que ciência ensinar?: Objetivos e conteúdos da educação secundária. In: L. del Carmen (ad.) Cuadernos de Formación del Profesorado de educación secundaria: Ciencias de la Naturaleza. Barcelona: Horsori, 1997.
LIMA, G. F. C. A. Aprendizagem significativa de física no curso técnico em agroindústria. f. 100. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG, 2008.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
MOREIRA, M. A. Métodos de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2011.
SILVA, S. L. R.; BRINATTI, A. M.; ANDRADE, A. V. C.; SILVA, J. B. Categorização das dissertações defendidas no polo 35 do MNPEF no período de 2016 a 2022. Revista do Professor de Física, v. 6, n. esp., p. 192-200, 2022. doi <https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45949>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Professor de Física

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).