A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE INÉRCIA EM UMA COMUNIDADE INVESTIGATIVA

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA

Autores

  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0001-8078-3065
  • Marcello Ferreira, Dr. Universidade de Brasília
  • Eduardo Divino Miranda Pereira Universidade de Brasília
  • Wendell da Silva Cruzeiro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19950

Palavras-chave:

Ensino de Física. Sequência didática. Aprendizagem significativa. Inércia.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência didática produzida para fornecer um aporte teórico e histórico para o professor que ensina inércia aos estudantes da primeira série do Ensino Médio. A incorporação conceitual ocorrida deve marcar os indivíduos de forma significativa e, para tal, buscou-se o entrelaçamento da teoria da aprendizagem de Ausubel com a metodologia das comunidades investigativas propostas por Lipman. Trabalhar com tirinhas e histórias em quadrinhos é uma forma de ambientar o estudante ao conceito, conforme proposto por Ausubel, uma vez que, ao visualizar a imagem proposta, o indivíduo resgata lembranças de suas vivências que se assemelham à situação apresentada. As avaliações da sequência didática apontaram um aprimoramento conceitual em relação aos indicadores iniciais.

Biografia do Autor

  • Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

    imagem2.jpg INSTITUTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

    • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
    • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
    • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
    • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
    • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Downloads

Publicado

2018-12-04

Como Citar

A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE INÉRCIA EM UMA COMUNIDADE INVESTIGATIVA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 59–75, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i3.19950. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rpf/article/view/19950. Acesso em: 22 fev. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>