ENSINANDO FÍSICA ATÔMICA PARA UMA TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PRECURSORES GREGOS E MODERNOS DO ATOMISMO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Marcello Ferreira, Dr. Universidade de Brasília
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0001-8078-3065
  • Clenilson Alvez Cortez Universidade de Brasília - UnB
  • Guilherme Henrique Schinzel Universidade de Brasília
  • José Cordeiro Neto Universidade de Brasília
  • Alex Sander Teixeira Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19923

Palavras-chave:

Ensino de física atômica. Aprendizagem Significativa. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa.

Resumo

Este trabalho aborda tópicos relacionados ao ensino de física atômica para alunos do ensino médio, considerando que o conhecimento da estrutura da matéria é de fundamental importância para o estudo da ciência. O objetivo geral é promover a aquisição de novos conceitos relacionados à estrutura da matéria por meio de uma sequência didática na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). As atividades propostas foram norteadas pela teoria de aprendizagem significativa de Ausubel e seus colaboradores Novak e Moreira. As análises dos resultados obtidos, após a aplicação da sequência didática e suas sondagens, apresentaram indicações de aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

  • Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

    imagem2.jpg INSTITUTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

    • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
    • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
    • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
    • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
    • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Downloads

Publicado

2018-12-04

Como Citar

ENSINANDO FÍSICA ATÔMICA PARA UMA TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: PRECURSORES GREGOS E MODERNOS DO ATOMISMO CONTEMPORÂNEO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 43–58, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i3.19923. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rpf/article/view/19923. Acesso em: 13 mar. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>