EPISTEMOLOGIAS CIENTÍFICAS DO SÉCULO XX

ANÁLISE A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DE CURSOS DE CIÊNCIAS

Autores

  • André Luís Silva da Silva, Dr. na Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Marcello Ferreira, Dr. Universidade de Brasília - UnB
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho, Dr Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0001-8078-3065
  • Samara Magalhães Pereira Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Paulo Rogério Garcez de Moura, Dr. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19645

Palavras-chave:

Epistemólogos da Ciência. Epistemologia Científica. Demarcação da Ciência. Progresso da Ciência. Ensino.

Resumo

Neste artigo, apresentamos e discutimos quatro epistemólogos científicos do Século XX ”“ Popper, Kuhn, Lakatos e Laudan ”“ a propósito de suas perspectivas sobre a demarcação e o progresso científicos. Disso, formulamos oito enunciados que julgamos característicos dessas perspectivas, submetendo-os à avaliação (de concordância ou discordância) a 68 alunos ingressantes (22 do ensino médio, e de cursos ciências nos níveis técnico, 22 alunos, e superior, 24 alunos). Os resultados demonstram que os alunos investigados reproduzem visões compatíveis com os pensamentos dos epistemólogos dos principais epistemólogos científicos do Século XX, particularmente com relação à crença em uma teoria a partir da possibilidade de falseá-la; na existência de paradigmas únicos, bem como de sua sucessão por rupturas drásticas; em que a ciência se demarca por suas bases empíricas e que pela competição ela progride; em que a ciência se legitima pela resolução de problemas.

Biografia do Autor

  • Olavo Leopoldino da Silva Filho, Dr, Universidade de Brasília

    imagem2.jpg INSTITUTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

    • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
    • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
    • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
    • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
    • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Downloads

Publicado

2018-11-25

Como Citar

EPISTEMOLOGIAS CIENTÍFICAS DO SÉCULO XX: ANÁLISE A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DE CURSOS DE CIÊNCIAS. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 14–30, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i3.19645. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rpf/article/view/19645. Acesso em: 13 mar. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>