CONTEXTO HISTÓRICO SOBRE A LUZ: INVESTIGAÇÕES SOBRE SUA NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i3.50525Palavras-chave:
Luz. Partículas. Ondas.Resumo
Neste trabalho são apresentadas algumas considerações sobre a natureza da luz sob a perspectiva de vários cientistas. Este trabalho, de pesquisa bibliográfica, tem como objetivo elucidar brevemente a história da luz, com abordagens que abrangem desde a Antiguidade ao século XXI, destacando os grandes nomes da ciência que buscaram a compreensão dos fenômenos envolvendo a luz. Instrumentos ópticos são apresentados como importantes utensílios na observação da luz. A luz sempre despertou a curiosidade de muitos e por isso, várias foram as experiências e pontos de vista para explicarem os fenômenos luminosos. Explicações de caráter místico, teórico e sobretudo experimental fizeram parte do rol de concepções a respeito da luz. As abordagens aqui descritas podem servir de reflexão ou complemento didático em aulas de Ciências ou de Física, quando o assunto for estudo da luz. Algumas perguntas sobre a natureza da luz são feitas desde tempos imemoriáveis, e embora hoje pareçam respondidas, ainda suscitam desconfiança e pareceres diferentes. O texto apresenta a evolução do estudo da luz e finaliza apontando a relevância que o uso da luz tem nos mais diversos experimentos científicos.
Referências
BEM-DOV, Y. Convite à física. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.
BOHR, N. Física atômica e conhecimento humano: ensaios 1932-1957. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995.
BRAGA, M. et al. Breve história da ciência moderna. Vol.2: Das máquinas de mundo ao universomáquina. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
BRITO, N. B. et al. História da física no século XIX: discutindo natureza da ciência e suas implicações para o ensino de física em sala de aula. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 214-213, 2014.
CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2010.
CRUZ, D. Óptica. São Paulo: Editora Ática, 2002.
EINSTEIN, A.; INFELD, L. A Evolução da Física. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
FIGUEIREDO, A.; PIETROCOLA, M. Luz e Cores. São Paulo: FTD, 2000.
HAWKING, S. Uma breve história do tempo. Edição digital, 1 ed., Editora Intrínseca, 2018.
MORETTO, V. P. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. Rio de Janeiro: DP & A, 2000.
POZAR, T. et al. Isolated detection of elastic waves driven by the momentum of light. Nature Communications, n.9, 2018.
ROONEY, A. A História da Física. M. Books do Brasil Editora Ltda., 2013.
ROSA, C. A. P. História da Ciência: Da Antiguidade ao Renascimento Científico. Vol. I. 2. ed. Brasília: FUNAG, 2012.
SALVETTI, A. R. A história da luz. 2. ed. rev. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2008.
SILVA, A. P. B.; GUERRA, A. História da Ciência e Ensino: Fontes primárias e propostas para sala de aula. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
SILVA, B. V. C. História e Filosofia da Ciência como subsídio para elaborar estratégias didáticas em sala de aula: um relato de experiência em sala de aula. Revista Ciências & Ideias, v. 3, n. 2, p. 1-14, 2012.
SILVA, F. W. O. A evolução da teoria ondulatória da luz e os livros didáticos. Revista Brasileira de Ensino de Física, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, v. 29, n. 1, p. 149-159, 2007.
SILVA, C. C. MARTINS, R. A. A teoria das cores de Newton: Um exemplo do uso da História da Ciência em Sala de Aula. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 53-65, 2003.
SILVA, C. C. MOURA, B. A. A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 1, 2008.
SBF Sociedade Brasileira de Física. Disponível em . Acesso em 06 de agosto de 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Professor de Física

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).