Geração e transmissão de energia elétrica por meio de uma bancada didática
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25886Palavras-chave:
EJA. Geração. Transmissão. Energia Elétrica.Resumo
Integrada à área de conhecimento Ciências da Natureza, a Física requer uma articulação didática interna que permita o desenvolvimento de competências e habilidades no estudante voltado à construção de uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNs), deixam claro que:
[...] cada área do conhecimento deve envolver, de forma combinada, o desenvolvimento de conhecimentos práticos, contextualizados, que respondam à s necessidades da vida contemporânea, e o desenvolvimento de conhecimentos mais amplos e abstratos, que correspondam a uma cultura geral e a uma visão de mundo. Para as Ciências da Natureza [...], isto é particularmente verdadeiro, pois a crescente valorização do conhecimento e da capacidade de inovar demanda cidadãos capazes de aprender continuamente [...] (BRASIL, 2007, p. 207).
A ênfase dos PCNs está em assegurar a aprendizagem por competências desenvolvidas a partir do respeito à s particularidades e à diversidade, onde o ensino seja contextualizado e articulado para permitir ao estudante desenvolver novos conceitos e novas habilidades.
Perrenoud (apud MASETTO, 2003) já defendia a competência como propulsora na mobilização e associação de recursos de caráter cognitivo, sócio afetivo e psicomotor, devendo os saberes teóricos serem associados à experiência, criando situações novas e eficazes de aprendizagem.
A EJA é um público que tem os conceitos formados através de experiências práticas ao longo da vida. Neste sentido propõe-se o desenvolvimento desse projeto com a finalidade de despertar o interesse dos estudantes de Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a aprendizagem dos conteúdos relacionados ao processo de geração e transmissão de energia elétrica. Como o tema energia elétrica é um dos mais abordados e presentes no cotidiano atual, supõe-se que o estudante tenha um conhecimento prévio sobre o assunto, mesmo que em alguns casos é perceptível que os conceitos adquiridos no dia a dia divergem da teoria aplicada em sala.
Para tal pretende-se usar uma linguagem simples, com a utilização de recursos didáticos concretos, como uma bancada didática, para que por meio do manuseio e da visualização dos recursos disponibilizados na bancada (usina hidrelétrica, eólica e solar; subestações, linhas de transmissão, transformadores, dentre outros), os estudantes sejam motivados à aprendizagem do conteúdo trabalhado, igualmente incentivando-os a aprender os demais conteúdos da disciplina.
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