Caderno Didático ”“ Feira de Ciências: (Re)Conhecendo as Descobertas do Físico Isaac Newton
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25876Palavras-chave:
Feira de Ciências. Ensino-Aprendizagem. Isaac Newton.Resumo
Atualmente verificam-se inúmeras dificuldades encontradas pelos professores de ciências do 9º do Ensino Fundamental no processo ensino aprendizagem. Dentre elas destaca-se a não realização de aulas práticas, ocasionado pela falta de infraestrutura em algumas escolas, ou mesmo a falta de capacitação do professor para esse fim. Os conteúdos são trabalhados mecanicamente tendo somente o livro didático como apoio, o que produz um distanciamento do estudante com a disciplina de Física, desinteresse e consequentemente, baixo rendimento escolar (HARTMANN; ZIMMERMANN, 2009).
Nesse contexto, oportunizar aos estudantes vivenciar as ciências, apoiando-se na história e descobertas de um grande Físico, como foi Isaac Newton, por meio da participação em uma feira de ciências, faz com que os mesmos assumam a condição de cientistas, investigadores e protagonistas na construção do conhecimento e pode tornar o processo de ensino aprendizagem mais atrativo e significativo.
Em vista disso, propõe-se a elaboração de um Caderno Didático no intuito de orientar professores no planejamento, construção, organização e apresentação de uma feira de ciências com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II, tendo como exemplos os experimentos do físico Isaac Newton e os princípios da Física Mecânica.
Logo, a proposta didática tem como objetivo propiciar aos estudantes contato com experimentos, promovendo o trabalho em grupo, incentivando a pesquisa e a apresentação dos resultados obtidos, embasados no método científico, na feira de ciências, levando-os a conhecer Isaac Newton e suas contribuições para a ciência e relacionando-os com os fenômenos observados no cotidiano dos alunos.
Sendo assim, seguirá um preceito educacional bem definido de que "a tendência atual da disciplina é fazer com que o aluno observe, pesquise em diversas fontes, questione e registre para aprender" (SANTOMAURO, 2009, p. 1).
Além disto, a Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird será importante para o trabalho, pois ela nos faz entender que podemos capturar o que é comum de diferentes maneiras, dependemos apenas das possibilidades que nos cercam. Modelos Mentais são concepções a partir das experiências vividas por cada pessoa, em consonância ao que afirma Firmino, "Aprendemos desde a infância a raciocinar de acordo com padrões estabelecidos através de conhecimentos empíricos ou estabelecidos disciplinarmente." (FIRMINO, 2017, p. 6). Ninguém tem modelos sem finalidades ou compromisso, conforme diz Marco Moreira:
Tal construção reflete uma intencionalidade do sujeito porque se ele constrói o modelo é porque quer dar conta da situação. Mas o modelo mental tem um único compromisso que é o da funcionalidade para o sujeito. Não implica, portanto, uma aprendizagem significativa no sentido de compartilhar significados, pois o modelo mental pode estar “errado” contextualmente, mas funciona bem para o sujeito. (MOREIRA, 2006, p. 07).
Os modelos mentais são paralelos com a realidade, uma vez que estão na mente do indivíduo aguardando o momento certo de serem utilizados ou associados a eventos que necessitam de resposta imediata. Nesse sentido, os modelos mentais são importantes para o desenvolvimento deste trabalho, pois a intenção é de uma mudança conceitual alcançada por meio de enriquecimento reestruturado pelo novo conhecimento do aluno.
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