APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS IN-TANDEM: DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM

Auteurs-es

  • Suely Maria Machado de Queiroz
  • Wiliam César Ramos Universidade Estadual de Maringá

Mots-clés :

Aprendizagem in-tandem, Autonomia de aprendizagem, Aprendizagem de línguas, Estratégias de aprendizagem.

Résumé

Na aprendizagem de línguas in-tandem, dois participantes se comprometem a ajudar um ao outro na aquisição de um idioma. O presente artigo demonstra como esse tipo de aprendizagem favorece o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem. Os resultados mostram que os participantes melhoraram suas estratégias de aprendizagem e desenvolveram outras. Concluímos que a aprendizagem in-tandem não só complementa a aprendizagem de uma segunda língua como também ajuda o indivíduo a tornar-se autônomo no seu processo de aprendizagem.

Biographies de l'auteur-e

  • Suely Maria Machado de Queiroz

    Graduada em Letras pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul (FUNEC). 

  • Wiliam César Ramos, Universidade Estadual de Maringá

    Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Letras. Especialista em
    Ensino de Língua Inglesa (Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre e doutor em Linguística e Língua Portuguesa (Universidade Estadual Paulista (UNESP-Araraquara).

Références

BRAMMERTS, H. Autonomous language learning tandem. In LEWIS, T.; WALKER, L. (Org.). Autonomous language learning in-tandem. Sheffield, UK: Academy Electronic Publications, 2003. p. 27-36.
BRAMMERTS, H.; CALVERT, M.; KLEPPIN, K. Aims and approaches in individual learner counseling. In: LEWIS, T.; WALKER, L. (Org.). Autonomous language learning intandem.
Sheffield: Academy Electronic Publications, 2003. p. 105-114.
CABANACH, R. G. et. al. Autorregulación del aprendizaje y estratégias de estudio. In: PIENDA, J. A. G. et. al. (coord.) Estratégias de aprendizaje: concepto, evaluacíon e
intervención. Madrid: Ediciones Pirámide, 2002.
COTTERALL, S.; REINDERS, H. Estratégias de estudo: guia para professores. Tradução Rosana Sakugawa Ramos Cruz Gouveia. São Paulo: Special Book Services Livraria, 2005.
FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 3. ed. Curitiba: Positivo, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
LITTLE, D. Tandem language learning and learner autonomy. In: LEWIS, T.; WALKER, L. (Org.). Autonomous language learning In-Tandem. Sheffield: Academy Electronic
Publications, 2003. p. 37-44.
LONGMAN dictionary of contemporary English. 3a ed. London: Longman, 2000.
MICCOLI, L. Autonomia na aprendizagem de língua estrangeira. In: PAIVA, V. L. M. O. (Org.). Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia. 2. ed.
Campinas: Pontes, 2007, p. 31-49.
PAIVA, V. L. M. O. Refletindo sobre estilos, inteligências múltiplas e estratégias de aprendizagem. In: PAIVA, V. L. M. O. (org). Práticas de ensino e aprendizagem de inglês
com foco na autonomia. 2. ed. Campinas: Pontes, 2007, p.11-30.
PERRAUDEAU, M. Estratégias de aprendizagem: como acompanhar os alunos na aquisição dos saberes. Tradução Sandra Loguercio. Porto Alegre: Artmed, 2009.
PIAGET, J. Psicologia da inteligência. Tradução Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.
RAMOS, W. C.; BARBOSA, M. S. P. R. A. Aprendizagem de línguas in-tandem: quando o aprendiz exerce o papel de mediador. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 183-
195, maio-ago. 2009. Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N2_15.pdf>. Acesso em: 10/05/2010.
SOUZA, R. A. Aprendizagem de Línguas em Tandem: Estudo da telecolaboração através da comunicação mediada pelo computador. 2003. 269 f. Tese (Doutorado em Linguística
Aplicada). Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2003. Disponível em:<http://www.letras.ufmg.br/ricsouza/>. Acesso em: 10/05/2010.

Téléchargements

Publié

2015-10-03

Numéro

Rubrique

Artigo

Comment citer

APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS IN-TANDEM: DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 21, 2015. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rd/article/view/9608. Acesso em: 24 févr. 2025.

Articles similaires

1-10 de 139

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.