Pensar o ensino de ciências e o campo a partir da agroecologia: uma experiência com alunos do campo do sertão sergipano

Autores/as

  • Juliana Franco de Melo Universidade Federal de Sergipe
  • Lívia de Rezende Cardoso Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Educação do Campo, Agroecologia, Ensino de Ciências

Resumen

A agroecologia é uma ciência em construção que surgiu da necessidade de repensar a forma de como o ser humano se relaciona com a natureza, assim como o sistema de produção de alimentos, surgindo com a expansão da agricultura após a 2ª guerra. Assim, esta pesquisa desenvolveu conceitos e ferramentas da Agroecologia para auxiliar na reflexão das práticas cotidianas dos alunos do campo. Através da pesquisa participante, a pesquisa desenvolveu-se em uma escola do campo junto aos jovens da 6ª série do ensino fundamental. Durante os encontros foram desenvolvidas práticas agroecológicas e jogos educativos que ao fim trouxeram diversas questões que se relacionam diretamente ao ensino de ciências nas escolas do campo. Observou-se que a Agroecologia pode e deve ser utilizada como importante ferramenta em diversos momentos no Ensino de Ciências, auxiliando no estudo de diferentes variáveis. PDF  

Publicado

2023-06-17

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Pensar o ensino de ciências e o campo a partir da agroecologia: uma experiência com alunos do campo do sertão sergipano. (2023). Revista Brasileña De Agroecología, 6(1), 37-48. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rbagroecologia/article/view/49170

Artículos similares

1-10 de 712

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.