QUINTAIS AGROFLORESTAIS: ESTRUTURA, COMPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO SOCIOPRODUTIVA
ESTRUTURA, COMPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO SOCIOPRODUTIV
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v16i1.23087Palabras clave:
Autoconsumo familiar, Diversidade de espécies, SustentabilidadeResumen
Os quintais agroflorestais são representações de sistemas diversificados, fundamentados em conhecimentos tradicionais, sendo o manejo pautado em saberes agroecológicos, que abrangem o modo de vida do agricultor. Desse modo, o objetivo foi avaliar a estrutura, composição e a organização socioprodutiva de quintais agroflorestais em comunidades rurais do município de Igarapé Açu, Pará. O estudo foi realizado em dez quintais agroflorestais, localizados nas comunidades do Triângulo, São Jorge do Jabuti, Limão e Dezesseis, localizadas no município de Igarapé-Açu. A metodologia baseou-se em formulários, entrevistas semiestruturadas, técnica turnê guiada, bola de neve e observação direta. Constatou-se que os quintais agroflorestais eram compostos, principalmente, por espécies agrícolas, medicinais e florestais, com expressiva diversidade e distribuição desuniforme. O componente animal mais frequente foram as aves, mantidas com o intuito de assegurar a soberania e segurança alimentar das famílias.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen a los autores, siendo los derechos de primera publicación de la revista.
Licencia
Cuando se publican en esta revista de acceso abierto, con licencia CC BY 4.0, los artículos se distribuyen de forma gratuita y pueden compartirse y adaptarse para cualquier propósito, incluidos los comerciales. Como atribución de uso, la licencia requiere que se otorgue el crédito apropiado, con un enlace a la licencia e indicación de cambios. Esto no significa que el licenciante apruebe el uso de la información contenida en el artículo o la persona que utilizó esa información. También implica la imposibilidad de aplicar medidas legales o tecnológicas que restrinjan el uso de la información por parte de terceros.










