Manejo ecológico de formigas cortadeiras Atta sexdens piriventris Emery (Hymenoptera: Formicidae) através do uso de diferentes metodologias e potências homeopáticas
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v11i3.49822Palavras-chave:
Agrohomeopatia, Atta sexdens piriventris, forrageamento, comportamentoResumo
Formigas cortadeiras do gênero Atta são insetos comuns presentes na maioria dos ecossistemas Americanos. Devido ao hábito de cortar material vegetal fresco essas formigas podem causar sérios prejuízos para a agricultura. Predominantemente, para o seu manejo são utilizados inseticidas sintéticos de alto poder residual e isso tem causado problemas à saúde humana, ao meio ambiente e outros organismos não alvo. Em vista disso, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de diferentes preparados homeopáticos no manejo de formigas cortadeiras da espécie Atta sexdens piriventris. Os tratamentos compreenderam os preparados homeopáticos nas dinamizações 6, 12, 30 CH, 5 LM e 35 K. As aplicações foram diárias durante 10 dias, na forma de pulverização sobre as formigas que passavam num ponto da trilha. As avaliações foram diárias antes de cada aplicação pela contagem de formigas que passavam no ponto de aplicação na trilha, e adicionalmente aos 20 e 30 dias após. Os preparados homeopáticos apresentaram efeito na redução da atividade forrageira de formigas cortadeiras Atta sexdens piriventris. Os preparados homeopáticos 6 CH e 30 CH, reduzem significativamente a atividade forrageira de formigas cortadeiras A. sexdens piriventris. O preparado homeopático 30 CH apresentou efeito prolongado na redução da atividade forrageira de formigas A. sexdens piriventris até vinte dias após a última aplicação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.