Dosagens em altas diluições de Natrum muriaticum e calcário de conchas no manejo de tripes, míldio e produtividade de cebola em sistema orgânico.
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v7i3.49395Palavras-chave:
Allium cepa, Thrips tabaci, Pernospora destructor, homeopatiaResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar dosagens dos preparados em altas diluições de Natrum muriaticum e calcário de conchas sobre a incidência de tripes Thrips tabaci Lind. (Thysanoptera: Thripidae) e míldio, severidade de míldio e na produção de cebola, cultivar Epagri 362 Crioula Alto Vale, em sistema orgânico. Dois experimentos foram realizados na Estação Experimental de Ituporanga-Epagri. Mudas de cebola foram transplantadas em 21/08/2009 e a colheita realizada em 30/11/2009. Natrum muriaticum (experimento 1) e calcário de conchas (experimento 2), ambos na 6CH, foram avaliados em dosagens de 0,1, 0,5 e 1%. Para ambos os experimentos, parcelas sem aplicação foram as testemunhas. O delineamento foi de blocos ao acaso com quatro repetições. Cada parcela experimental era composta por 200 plantas de cebola transplantadas no espaçamento de 10 cm em linha única de 20 m. A aplicação dos preparados foi realizada aos 54, 60, 67, 76, 83, 90 e 96 dias após transplante. Semanalmente, a presença de tripes foi avaliada em cinco plantas por parcela, com contagem de ninfas em todas as folhas com o auxilio de lupa manual de três aumentos. A incidência e severidade de míldio foram avaliadas no final do ciclo, antes da colheita. A produtividade foi avaliada em 100 bulbos por parcela. As dosagens de calcário de conchas 6CH não alteraram a incidência de tripes e nem a produção. No entanto, as dosagens de Natrum muriaticum 6CH a 0,5 e 1% reduziram a incidência do inseto aos 94 e 87 dias após transplante, respectivamente, mas não alteraram a produção de bulbos. A incidência e severidade de míldio não foram influenciadas pelos tratamentos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.