Etnografia e letramento: novos desafios para velhas memórias
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.620Palabras clave:
Letramento;, Memória;, Oralidade;, Educação de adultos;, Etnografia;, CulturaResumen
No campo da educação de adultos, existe muito debate sobre como os programas de alfabetização podem melhor servir os alunos. Acreditamos que a alfabetização de adultos não deve ser limitada a ensinar habilidades específicas, mas deve contextualizar instrução dentro de um quadro de ativismo social e de transformação. Este artigo considera o papel das tradições orais para o processo de letramento, sob a contribuição da etnografia e o uso empírico desta na sala de aula. Este debate se centra numa abordagem teórica sobre os estudos de letramento para ilustrar o poder da etnografia como experiência contextualizada. Os aspectos da cultura oral que se mantêm em uma sociedade podem ser concebidos em torno das origens, necessidades e interesses dos alunos e podem incentivar uma "dialógica" onde os alunos sejam capazes de utilizar a alfabetização desenvolvendo habilidades para analisar criticamente o seu lugar na sociedade e compreender como certas pressuposições e percepções culturais têm afetado a eles e suas famílias.
Referencias
BOSI, Ecléa. Memória & sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: EDUSP, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas.Rio de Janeiro: LTC, 1989.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas; União da Vitória: Kaygangue, 2005.
MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães de. A abordagem etnográfica na investigação científica. UERJ, 2001.
PINTO-CORREIA, João D. Os géneros da literatura oral tradicional:contributo para a sua classificação. Revista Internacional de Língua Portuguesa. Lisboa, 1993.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los artículos publicados por la Revista Horizontes de Linguística Aplicada están licenciados bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.
Al publicar en Horizontes de Linguística Aplicada, los autores aceptan la transferencia de los derechos de autor patrimoniales a la revista. Los autores mantienen sus derechos morales, incluido el reconocimiento de la autoría.
Autores y lectores son libres de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada , brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios . Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- NoComercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales .
- SinDerivadas — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuir el material modificado.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.
