Representações do agir professoral de estagiários em relatórios de estágio supervisionado: o que dizem os professores em formação sobre seu trabalho planificado?
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32720Palavras-chave:
agir professoral, estágio, relatório, formação inicial de professoresResumo
Este artigo apresenta uma análise a respeito do agir docente de professores de Língua Portuguesa em formação inicial em contexto de estágio supervisionado a respeito de representações discursivas do trabalho planificado (MACHADO, 2005) realizado por esses sujeitos. O estudo sustenta-se em discussões sobre estágio supervisionado como objeto de estudo (SILVA, 2014; GURGEL; LEURQUIN, 2016; BORELLI; PESSOA, 2019) e no quadro epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo a partir dos conceitos de agir e trabalho docente (BRONCKART, 2006, 2008; ABREU-TARDELLI, 2006; BRONCKART, MACHADO, 2004; MACHADO 2008; MACHADO; BRONCKART 2005, 2009). A pesquisa configura-se como qualitativo-interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2006), do tipo documental e situa-se no campo da Linguística Aplicada. O corpus analisado é constituído por segmentos temáticos (BULEA, 2010) de três relatórios produzidos por acadêmicos, referentes à disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Materna/Portuguesa I, ministrada no Curso de Letras Português/Francês na Universidade Federal do XXXXXX, no ano de 2019. Os resultados demonstram que as/os professoras/es em formação, a partir de seu agir professoral, planificam e ressignificam seu trabalho não só com base no que está prescrito nos documentos oficiais, mas também em função das suas necessidades de ensino e das necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos.
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