A literatura magrebina de expressão francesa: literatura de desenraizamento e denúncia

Autores

  • Ahmed Raqbi Universidade Ibn Zohr

Palavras-chave:

Sem palavras-chave

Resumo

Os escritores magrebinos de expressão francesa utilizam uma língua que não é a deles (o francês); todavia, seu pensamento continua sendo magrebino. Assinalamos três fases desta literatura: no tempo do protetorado francês, era uma literatura de desenraizamento, de busca de identidade. Quanto à segunda geração aparecida junto com a revista Souffles, dedicava-se à língua e à escrita em geral, relegando a temática rebaixada a segundo plano. A terceira geração volta à temática, colocando acento na escrita de si e denunciando problemas de sua sociedade.

Biografia do Autor

  • Ahmed Raqbi, Universidade Ibn Zohr

    Doutor em literatura. Universidade Ibn Zohr, Agadir, Marrocos.

Referências

ALAOUI, M’Hamed, AL ASAS,n°48, janv.1983,p.24-29.
AMROUCH, Jean, Déclaration, 1960.
BACCOUCHE, Hachemi, Ma Foi demeure, Paris, Nouvelles éditions latines,
1959, p.252.
BAIDA, Abdellah, Le Dernier salto, Rabat, Marsam, 2014.
BALZAC, Honoré de, Le Père Goriot, Paris, Ed. Revue de Paris, 1842.
BENHADDOU, Halima, Aicha la rebelle, Ed. Jeune Afrique, 1982.
BENJELLOUN, Tahar, La Nuit de l’erreur, Paris, Ed. du Seuil, 1997.
BINEBINE, Mahi, Cannibales, Paris, Ed. de l’Aube, 1999.
BOUDJEDRA, Rachid, La Répudiation, Paris, Denoël, coll. «Lettres nouvelles»,
1981.
CHRAIBI, Driss, Le Passé simple, Paris, Denël, 1954.
DIB, Mohammed, Un Eté africain, Ed. du Seuil, 1959.
DJEBAR, Assia, Soif, Paris, Julliard, 1957.
GONTARD, Marc, Violence du texte, Paris, L’Harmattan, 1981.
GUELLOUZ, Souad, La Vie simple, Tunis, Maison Tunisienne d’Editions, 1975.
GUELLOUZ, Souad, Les Jardins du Nord, Tunis, Salammbô, 1982.
JAYED, Abdelkhaleq, Bu Allun, Aïni Bennaï, 2007.
KAFKA, Franz, Le Procès (Der Proce B, en allemand), œuvre posthume.
KHADRA, Yasmine, A quoi rêvent les loups, Paris, Ed; Julliard, 1999.
KHAIR EDDINE, Mohammed, Agadir, Paris, Ed. du Seuil, 1967.
KHATIBI, Abdelkébir, La Mémoire tatouée, Paris, Denoël, 1971.
KREA, Henri, Djamal, Paris, Calman-Lévy, 1961, P.24.
LAABI, Abdellatif, L’Œil et la nuit, Casablanca, Ed. Atlantès, 1969; Paris, Ed.
Barbare, 1977.
La FAYETTE, Marie-Madeleine, La Princesse de Clèves, Paris, Ed. de l’Imprimerie Nationale, 1980.
LAROOUI, Fouad, Les Dents du topographe, Paris, Ed. Julliard, 1996.
LAUTREAMONT, Isidor, Les Chants de Maldoror, Ed; José Corti, 2008.
LEMSINE, Aicha, La Chrysalide, Parsi, Flammarion, 1998.
MAUPASSANT, Guy de, Bel-Ami, Paris, Ed; Ollendorff, 1885.
MEMMI, Albert, La Statue de sel, Paris, Ed. Corréa, 1953.
MERNISSI, Fatima, Rêves de femmes, Casablanca, Ed. Le Fennec, 1994.
MERNISSI, Fatima, Êtes-vous vacciné contre le Harem?, Casablanca, Ed. Le
Fennec, 1998.
MAZOUNI Abdellah, Entretien in Le Jour, Beyrouth, 27 mai et 3 juin 1966.
RAQBI, Ahmed, Le délire dans l’écriture de Mohammed KHAIR-EDDINE,
Actes du Colloque « La culture populaire : spécificités locales et dimension
nationale», organisé par l’Association de l’Université d’été d’Agadir, du 1er
au 6 août 1988.
RAQBI, Ahmed, Voix et voies du Maroc dans l’œuvre de Tahar Benjelloun,
Sarrebruck, Allemagne, Editions universitaires européennes, 2011.
SERHANE, Abdelhak, Messaouda, Paris, Ed. du Seuil, 1983.
SLIMANI, Leila, La Chanson douce, Paris, Gallimard, 2014.
TAÏA, Abdellah, Mon Maroc, Paris Séguier, 2000.
TAÏA, Abdellah, Celui qui est digne d’être aimé, Paris, Ed. du Seuil, 2017.

Downloads

Publicado

28-01-2019

Edição

Seção

Dossier Rachid Boudjedra

Como Citar

A literatura magrebina de expressão francesa: literatura de desenraizamento e denúncia. (2019). Revista Cerrados, 25(43). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/cerrados/article/view/22323

Artigos Semelhantes

1-10 de 18

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.