Como construí uma casa: tradução da primeira publicação literária de Thomas Hardy
DOI:
https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v13.n1.2024.49577Palavras-chave:
Conto. Thomas Hardy. Tradução. Literatura Inglesa. Sátira.Resumo
Thomas Hardy foi um prolífico escritor inglês que viveu entre 1840 e 1928 — autor de romances, contos, poemas e uma peça. Trabalhando com arquitetos no início da vida adulta, enquanto se aventurava em composições literárias, sua primeira publicação foi o conto How I Built Myself a House, divulgado pelo periódico Chamber’s Journal em março de 1865, quando o autor tinha 24 anos. Apesar de a consolidação da carreira lhe ocorrer já aos mais de 50 anos, com romances trágicos que incitavam reflexões sobre a humanidade, a religião, a ciência, o matrimônio e a sociedade que lhe garantiam um certo desagrado pela crítica literária da época, esta primeira composição literária de Hardy apresenta um bom humor que antecede esse teor dramático de seus futuros trabalhos. O texto aborda as desventuras enfrentadas por um casal que pretende deixar para trás um lar nada prático e se mudar para a casa de seus sonhos. O protagonista e sua esposa, então, veem-se na necessidade de renunciar a muitas de suas idealizações durante a obra da nova residência, que também lhes gera problemas. Esta tradução brasileira de How I Built Myself a House é a primeira tradução da narrativa para a língua portuguesa.
Referências
Britannica, T. Editors of Encyclopaedia. (1998, July 20). literary sketch. In Encyclopedia Britannica. https://www.britannica.com/art/literary-sketch. Acesso em: 07 jul. 2023.
Chapman, R. (1990). The Language of Thomas Hardy. Macmillan Education.
Hardy, T. (2013). How I Built Myself a House. In The Short Stories of Thomas Hardy: e-book edition. Jazzybee Verlag.
Hardy, T. (1891). Tess of the D’Urbervilles. James R. Osgood, McIlvaine & Co.
Millgate, M. (2006). Thomas Hardy: a biography revisited. Oxford University Press.
Morgan, R. (2007). Student Companion to Thomas Hardy. Greenwood Press.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CC BY
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dado ao acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. As contribuições publicadas são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Os autores, ao submeterem trabalhos para serem avaliados pela revista Belas Infiéis, mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).