A formação de tradutoras e tradutores em cursos de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v10.n2.2021.41159

Palavras-chave:

Formação de tradutores. Didática da Tradução. Pedagogia da Tradução.

Resumo

A formação de tradutores(as) em meio acadêmico data do final do século XIX na Argentina, China e Alemanha. Porém, somente em meados do século XX é que a criação de cursos superiores em Tradução começou a tomar fôlego no continente americano e europeu. No Brasil, a formação de tradutores(as) em Instituições de Ensino Superior (IES) começou a ser trilhada no final da década de 1960 graças à publicação da Lei no 5.540, de 28 de novembro de 1968 (Lei de Diretrizes e Bases). 50 anos após a publicação dessa lei, mesmo a profissão de tradutor(a) sendo reconhecida, mas não regulamentada, temos no território brasileiro diversos programas de graduação voltados à formação de tradutores(as), em sua maioria de línguas orais. O interesse em pesquisar sobre a formação de tradutores(as) tem se mostrado cada vez mais promissor tanto no Brasil quanto o exterior, tendo em vista que o número de artigos, de eventos, de dissertações e de teses que abordam o tema tem crescido cada vez mais.

Biografia do Autor

  • José Luiz Vila Real Gonçalves, Universidade Federal de Ouro Preto

    Professor associado na Universidade Federal de Ouro Preto, campus Mariana. Doutor (2003) e Mestre (1998) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciado em Letras Português/Inglês (1992) e Bacharel em Letras / Tradução (1991) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Realizou pesquisa de pós-doutorado  (2010 - 2011) na Universidade Federal de Minas Gerais. É editor associado da Revista Belas Infiéis. Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras. Mariana, Minas Gerais, Brasil.

  • Patrícia Rodrigues Costa, Universidade de Brasília

    Doutora em Estudos da Tradução (2018) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Estudos de Tradução (2013), Bacharel em Agronomia (2014) e Bacharel em Letras/Tradução - Inglês (2008) pela Universidade de Brasília. Licenciada em Letras Inglês (2019) pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Realiza pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POSTRAD) da Universidade de Brasília. É editora assistente da Revista Belas Infiéis desde 2013. Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. Brasília, Distrito Federal, Brasil

Referências

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Publicado

09-12-2021

Como Citar

A formação de tradutoras e tradutores em cursos de graduação. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 10, n. 2, p. 01–05, 2021. DOI: 10.26512/belasinfieis.v10.n2.2021.41159. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/41159. Acesso em: 18 jan. 2025.

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