“O NOME É O SER” AS NOTAS PREPARATÓRIAS DE ÉMILE BENVENISTE AO ARTIGO “A BLASFÊMIA E A EUFEMIA”
DOI:
https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v4.n3.2015.11351Palavras-chave:
estudos enunciativos, manuscritos de Émile Benveniste, interdições de linguagemResumo
A presente tradução tem por objetivo divulgar o trabalho da linguista Aya Ono sobre as notas preparatórias ao artigo “A blasfemia e a eufemia” de Émile Benveniste. A obra de Émile Benveniste vem sendo revisitada e reinterpretada pelos estudiosos brasileiros da área de Estudos Enunciativos a partir de recentes estudos dos manuscritos de Benveniste na França. Em “ O nome é o ser: As notas preparatórias ao artigo A blasfemia e a eufemia” de Ono há uma discussão da elaboração do pensamento de Émile Benveniste sobre as interdições da linguagem e das línguas em suas relações com a sociedade e com a cultura. “As notas” permitem entrever ainda os fundamentos de uma reflexão teórica sobre o próprio conceito de “enunciação”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Dado ao acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. As contribuições publicadas são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Os autores, ao submeterem trabalhos para serem avaliados pela revista Belas Infiéis, mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).