Cuerpos Biográficos en la formación de una cantante

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i01.57350

Palabras clave:

Investigación (auto)biográfica, Historia de vida, Procesos de formación musical, Formación de cantante, Biografía músico-educativa

Resumen

El presente artículo tiene como objetivo principal analizar, de manera breve, en qué medida o de qué formas el cuerpo biográfico se manifiesta en las narrativas de formación de una cantante de música popular. Para ello, realizaremos una expansión de roles investigativos, en la que la autora de una investigación de maestría en curso asumirá el lugar de investigada, y las cuestiones motivadoras que se utilizaron en su recolección de datos serán ahora respondidas por la propia mediadora, dialogando e entrelazando relatos personales de experiencias empíricas con el marco teórico que fundamenta la temática en el campo científico.

Biografía del autor/a

  • Sarah Thamires Alves de Lima, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

    Professora de canto no projeto PIBID MÚSICA (Programa institucional de bolsa de iniciação à docência) Universidade de Brasília, 2013- 2014 | Participação no evento Canto coletivo improvisado, música circular-circlesongs com a presença de Zuza Gonçalves, 2016 | Integrante do programa de educação tutorial PET, música em etnografia, com a coordenadora Beatriz Magalhães Castro, pela Universidade de Brasília, 2016 | Regente no coral Solusyon (Projeto para imigrantes, integrado ao PET música em etnografia), 2016 | Trabalho de conclusão de curso , para obtenção do título de licenciado em música pela Universidade de Brasília, com o tema: A relação corpo e movimento no aprendizado do canto: uma experiência com circlesongs. Orientação: Mestra Uliana Dias Ferlim, aprovado em 2\2016 | Cantora solista na prática de bossa nova, songbook Almir Chediak, Universidade de Brasília, orientador: Alexei Alves, 2017 | Pela Universidade de Brasília, atuação como tutora no projeto de extensão canto coletivo improvisado, 2017 | Recital de formatura no curso licenciatura em música/nome do show: Ser/ Soul metamorfósico, inspirado em artistas representantes do soul music brasileiro, como Tim Maia, Djavan e Liniker 2\ 2017 | Participação como cantora representante do Brasil, no projeto musical intercultural festival Ethnos Sweden, Rättvik - Sweden 2018 | Como cantora participou da gravação da música águas do destino, brazilian samba-de-roda by Antenor Ferreira, no CD Ethnos in concert! Live at rättviksparken 6 julh 2018 | Cantora nos festivais Plural, Bocadim, Amostra Sesc de Música e Meskla, 2022-2023 | Lançamento de 5 músicas autorais nas plataformas de música, títulos; aceitação, desapego, romance, frequencia e desapego remix

  • Jéssica Almeida , Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

    Professora do Curso de Licenciatura em Música e dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de Brasília (UnB). Doutora e Mestre em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria (2016 e 2019). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação Musical (GEPAEM), desenvolvendo e orientando pesquisas sobre formação e atuação de professores, especialmente, de música, em diferentes contextos através de abordagens (auto)biográficas. Compõe o Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil, tendo coordenado extensões interinstitucionais com o intuito de divulgá-lo nacionalmente. Participou do Programa Residência Pedagógica como orientadora (2018) e como coordenadora institucional (2020), além de ter composto a equipe de redatores do Currículo do Estado de Roraima (Arte), em 2018. Integra a diretoria da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) como secretária. Atua como coordenadora institucional do Pibid-UnB (2024-2026).

Referencias

ALMEIDA, Jéssica. Biografia músico-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida. 2019. 368f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

ALMEIDA, Jéssica de. Biografias músico-educativas de licenciandos em música: histórias de vida e seus processos formativos na graduação. Revista da Abem, v. 29, p. 178-198, 2021.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Aproximaciones teóricas a las perspectivas de la investigación (auto)biográfica en educación. Revista Educación y Pedagogía, Antioquia, v. 23, n. 61, p. 25-40, set. 2011.

PASSEGGI, M. C. y SOUZA, E. C. O Movimento (Auto)Biográfico no Brasil: Esboço de suas Configurações no Campo Educacional. Investigación Cualitativa, 2(1) p. 6-26. 2017.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Tradução de Albino Pozzer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

JOSSO, Marie-Christine. A Imaginação e suas formas em ação nos relatos de vida e no trabalho autobiográfico: a perspectiva biográfica como suporte de conscientização das ficções verossímeis com valor heurístico que agem em nossas vidas. In: PERES, L.M.V., EGGERT, E.; KUREK, D. L. (Orgs.) Essas coisas do imaginário, diferentes abordagens sobre narrativas (auto) formadoras. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Líber Livro, 2009.

WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo -educado, pedagogias da sexualidade. São Paulo: Autêntica, 2022. p. 45 -105.

Publicado

2025-06-30

Cómo citar

Cuerpos Biográficos en la formación de una cantante. (2025). Voz E Cena, 6(01), 119-137. https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i01.57350

Artículos similares

1-10 de 151

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.