Listening voices

vocal mímesis, orality and memory in creative and pedagogical processes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56136

Keywords:

Listening, Voice, Vocal Mímesis, Orality, Memory

Abstract

This paper discusses the relations between listening, voice and orality, based on two experiences of vocal mímesis, carried out in Performing Arts creative and pedagogical contexts. Gathering studies on body, theater, musicology, vocal science, performance and orality, the listening is approached as a bodily and political action, while the voice is explored in its singular and relational dimensions, connecting oral traditions and shared memories. Both experiences were guided by the author, from a metaperspective, to discuss principles and tools for decolonial creation and teaching, with an emphasis on the voice as a cognitive, cultural and performative element.

Author Biography

  • Andréia Vieira Abdelnur Camargo, Escola de Comunicações e Artes|Universidade de São Paulo - ECA|USP, São Paulo/SP, Brasil

    Andréia Vieira Abdelnur Camargo (Andréia Nhur) é artista e professora-doutora do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP. Tem doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (bolsa CNPQ), com enfoque em história da dança e estágio doutoral pelo Departamento de Dança da Université de Paris 8 (França), com bolsa CAPES. É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP(bolsa CAPES) e graduada em dança pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. Em 2020 e 2021, foi Professora Visitante do Departamento de Musicologia da Ghent Univeristy (Bélgica), com bolsa CAPES-PRINT/Professor Visitante Júnior, onde desenvolveu pesquisas em parceria com o IPEM-Instituto de Musicologia da UGent. Como atriz e bailarina, participou de diversos festivais internacionais de dança, teatro e artes da cena, tendo se apresentado em países da América Latina (Brasil, Argentina e Bolívia) e Europa (Portugal e Bélgica). Desde 2007, atua como bailarina, coreógrafa e pesquisadora do Grupo Pró-Posição (Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA 2013 pela pesquisa continuada em dança; Prêmio Denilto Gomes 2017 de melhor intérprete de dança). Desde 1999, trabalha como atriz (premiada 7 vezes como melhor atriz em festivais nacionais de teatro e indicada ao Prêmio APCA de melhor atriz em 2015) e preparadora corporal e vocal do Grupo Katharsis. Tem experiência na área de artes e comunicação, com ênfase em dança, teatro e música. Suas pesquisas acadêmicas se dividem em dois campos de investigação: 1-corpo, memória e história da dança e 2- movimento, som e voz nas artes do corpo.

References

CALVINO, Ítalo. Sob o Sol-Jaguar. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

CAMARGO, Andréia Vieira Abdelnur. Dança e Música como Práticas Integradas em Performances Afro-Brasileiras:: um estudo tecnocultural. Revista Brasileira de Estudos da Presença, [S. l.], v. 13, n. 4, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129840. Acesso em: 8 dez. 2024.

CAMARGO, Andréia Vieira Abdelnur. Voz em movimento: um estudo de metaperspectiva sonoro-motora que reúne dança contemporânea, música e tecnologia. Voz e Cena, [S. l.], v. 2, n. 02, p. 94–113, 2021. DOI: 10.26512/vozcen.v2i02.40603. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/40603. Acesso em: 7 dez. 2024.

CAMPOS, Haroldo de. Da transcriação: Poética e semiótica da operação tradutora. In: QUEIROZ, Sônia (Org.). Da transcriação: Poética e semiótica da operação tradutora. Belo Horizonte: FALE/UFMG – Laboratório de Edição, 2011a [1985], p. 9-30.

CAVARERO, Adriana. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Trad. Ferrigno Barbeitas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

COSTA LIMA, Luiz. “O muito que escrevi nos vários livros que dediquei ao assunto caberia numa só frase: por mímesis, entenda-se um processo metamórfico que contraria os padrões da realidade”. [Entrevista cedida a] Ana Lúcia Oliveira, Italo Moriconi, Fábio Lopes da Silva e Georg Otte. Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 163-198, jun. 2018. DOI: http://doi.org/10.35520/flbc.2018.v10n19a19621. Disponível em: http://revistas.ufrj.br/index.php/flbc/article/view/19621/14158. Acesso em: 10 nov. 2024

COSTA LIMA, Luiz. Vida e mímesis. Rio de Janeiro: 34/Letras, 1995.

HIRSON, Raquel Scotti; COLLA, Ana Cristina; FERRACINI, Renato. O Estado da Arte do Procedimento de Mímesis Corpórea do Lume. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 29, p. 112–127, 2017. DOI: 10.5965/1414573102292017112. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102292017112. Acesso em: 15 out. 2024.

HITA, Maria Gabriela. A casa das mulheres n'outro terreiro: famílias matriarcais em Salvador-Ba. Salvador: Edufba, 2014.

LEMAN, Marc. Embodied Music Cognition and Mediation Technology. Cambridge: The MIT Press, 2008.

LEMAN, Marc et al. What Is Embodied Music Cognition? In: BADER, Rolf (Ed.). Springer Handbook of Systematic Musicology. Berlin; Heidelberg: Springer Handbooks, 2018. P. 747-760.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2023.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: o reinado do Rosário do Jatobá. 2.ed. Belo Horizonte: Mazza Edições; São Paulo: Editora Perspectiva, 2021.

MATE, Alexandre. A rapsódia da palavra-corporalizada no parto da cena: quando um mais um resulta muito mais que dois. IN NHUR, A.; CAMARGO, R.G. (org). Fluxus: Caderno de Escritos. Sorocaba: PAMDA, 2015.8-12.

MERCADO, Eduardo; MANTEL, James; PFORDRESHERP, Peter. Imitating Sounds: A Cognitive Approach to Understanding Vocal Imitation. Comparative Cognition & Behavior Reviews. 9, 2014, 1-57. 10.3819/ccbr.2014.90002.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Trad. J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2008.

SALLES, Cecilia. Gesto inacabado: processo de criação artística. 5ª ed. São Paulo: Intermeios, 2011.

SALOMÃO, Gláucia. Registros vocais no canto: aspectos perceptivos, acústicos, aerodinâmicos e fisiológicos da voz modal e da voz de falsete. São Paulo: Programa de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem/ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem).

SUNDBERG, Johan. Ciência da Voz. Fatos sobre a voz na fala e no canto. São Paulo: EDUSP, 2015.

RUIZ, Sandra; Vourloumis, Hypatia. Formação sem forma: caminhos para o fim deste mundo. São Paulo: sobinfluencia edições, 2023.

VANHECKE, F. Inhaling Singing, a new extended vocal technique. [Ghent, Belgium]: Ghent University. Faculty of Arts and Philosophy; 2017. Tese (doutorado em musicologia).

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

ZUMTHOR, Paul.. A letra e a voz: literatura medieval. Companhia das letras, 2001.

Published

2024-12-30

Issue

Section

Thematic Dossier - Articles

Categories

How to Cite

Listening voices: vocal mímesis, orality and memory in creative and pedagogical processes. (2024). Voz E Cena (Voice and Scene), 5(02), 94-113. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56136

Similar Articles

1-10 of 65

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)