Vozes à escuta
mímesis vocal, oralidade e memória em processos criativos e pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56136Palavras-chave:
Escuta, Voz, Mímesis Vocal, Oralidade, MemóriaResumo
Este trabalho investiga as relações entre escuta, voz e oralidade, com base em duas experiências de mímesis vocal, desenvolvidas em contextos criativos e pedagógicos em Artes Cênicas. Congregando teorias do corpo, do teatro, da musicologia, da ciência vocal, da performance e da oralidade, a escuta é abordada como uma ação corporal e política, enquanto a voz é explorada em suas dimensões singular e relacional, conectando tradições orais e memórias compartilhadas. Ambas as experiências foram orientadas pela autora, em postura metaperspectiva, a fim de discutir princípios e ferramentas de criação e ensino decoloniais, com ênfase na voz como elemento cognitivo, cultural e performativo.
Referências
CALVINO, Ítalo. Sob o Sol-Jaguar. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
CAMARGO, Andréia Vieira Abdelnur. Dança e Música como Práticas Integradas em Performances Afro-Brasileiras:: um estudo tecnocultural. Revista Brasileira de Estudos da Presença, [S. l.], v. 13, n. 4, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129840. Acesso em: 8 dez. 2024.
CAMARGO, Andréia Vieira Abdelnur. Voz em movimento: um estudo de metaperspectiva sonoro-motora que reúne dança contemporânea, música e tecnologia. Voz e Cena, [S. l.], v. 2, n. 02, p. 94–113, 2021. DOI: 10.26512/vozcen.v2i02.40603. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/40603. Acesso em: 7 dez. 2024.
CAMPOS, Haroldo de. Da transcriação: Poética e semiótica da operação tradutora. In: QUEIROZ, Sônia (Org.). Da transcriação: Poética e semiótica da operação tradutora. Belo Horizonte: FALE/UFMG – Laboratório de Edição, 2011a [1985], p. 9-30.
CAVARERO, Adriana. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Trad. Ferrigno Barbeitas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
COSTA LIMA, Luiz. “O muito que escrevi nos vários livros que dediquei ao assunto caberia numa só frase: por mímesis, entenda-se um processo metamórfico que contraria os padrões da realidade”. [Entrevista cedida a] Ana Lúcia Oliveira, Italo Moriconi, Fábio Lopes da Silva e Georg Otte. Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 163-198, jun. 2018. DOI: http://doi.org/10.35520/flbc.2018.v10n19a19621. Disponível em: http://revistas.ufrj.br/index.php/flbc/article/view/19621/14158. Acesso em: 10 nov. 2024
COSTA LIMA, Luiz. Vida e mímesis. Rio de Janeiro: 34/Letras, 1995.
HIRSON, Raquel Scotti; COLLA, Ana Cristina; FERRACINI, Renato. O Estado da Arte do Procedimento de Mímesis Corpórea do Lume. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 29, p. 112–127, 2017. DOI: 10.5965/1414573102292017112. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102292017112. Acesso em: 15 out. 2024.
HITA, Maria Gabriela. A casa das mulheres n'outro terreiro: famílias matriarcais em Salvador-Ba. Salvador: Edufba, 2014.
LEMAN, Marc. Embodied Music Cognition and Mediation Technology. Cambridge: The MIT Press, 2008.
LEMAN, Marc et al. What Is Embodied Music Cognition? In: BADER, Rolf (Ed.). Springer Handbook of Systematic Musicology. Berlin; Heidelberg: Springer Handbooks, 2018. P. 747-760.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2023.
MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: o reinado do Rosário do Jatobá. 2.ed. Belo Horizonte: Mazza Edições; São Paulo: Editora Perspectiva, 2021.
MATE, Alexandre. A rapsódia da palavra-corporalizada no parto da cena: quando um mais um resulta muito mais que dois. IN NHUR, A.; CAMARGO, R.G. (org). Fluxus: Caderno de Escritos. Sorocaba: PAMDA, 2015.8-12.
MERCADO, Eduardo; MANTEL, James; PFORDRESHERP, Peter. Imitating Sounds: A Cognitive Approach to Understanding Vocal Imitation. Comparative Cognition & Behavior Reviews. 9, 2014, 1-57. 10.3819/ccbr.2014.90002.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Trad. J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2008.
SALLES, Cecilia. Gesto inacabado: processo de criação artística. 5ª ed. São Paulo: Intermeios, 2011.
SALOMÃO, Gláucia. Registros vocais no canto: aspectos perceptivos, acústicos, aerodinâmicos e fisiológicos da voz modal e da voz de falsete. São Paulo: Programa de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem/ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem).
SUNDBERG, Johan. Ciência da Voz. Fatos sobre a voz na fala e no canto. São Paulo: EDUSP, 2015.
RUIZ, Sandra; Vourloumis, Hypatia. Formação sem forma: caminhos para o fim deste mundo. São Paulo: sobinfluencia edições, 2023.
VANHECKE, F. Inhaling Singing, a new extended vocal technique. [Ghent, Belgium]: Ghent University. Faculty of Arts and Philosophy; 2017. Tese (doutorado em musicologia).
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
ZUMTHOR, Paul.. A letra e a voz: literatura medieval. Companhia das letras, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.