Eu toco-Eu respiro-Eu movo-Eu vocalizo-Eu falo

Logos somático rumo à assistência social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56144

Palavras-chave:

Práticas Somáticas, Logos Somático, Assistência Social, Intercorporalização, Prática como Pesquisa

Resumo

Este artigo desenvolve o conceito da autora de logos somático como um enquadramento de práxis intercorporalizada que facilita as inter-relações entre vozes individuais e coletivas. A autora se baseia em seu projeto de Prática como Pesquisa (PaR), From Haptic Deprivation to Haptic Possibilities, e utiliza as oficinas em grupo do projeto Are We Still in Touch? como estudo de caso. As oficinas investigam como o toque autodirigido (iniciado e gerido pela própria pessoa) pode apoiar o senso de cuidado, bem-estar e expressão criativa em meio às mudanças sociais catalisadas pela pandemia. Os resultados da investigação sugerem que a escuta somática a si próprio se estende a um sentido intercorporalizado de cuidado com potencial para um impacto social mais amplo.

Biografia do Autor

  • Christina Kapadocha, East 15 Acting School, University of Essex – Loughton, United Kingdom

    Pesquisadora PhD, artista de teatro e praticante somática radicada em Londres; é Educadora do Movimento Somático Registrada na ISMETA e fundadora do Somatic Acting Process®. É graduada na primeira turma de interpretação teatral do Greek National Theatre (GNT) (2008) e Mestra pela East 15 Acting School (2011). Trabalha como atriz e diretora de movimento na Grécia e no Reino Unido desde 2007, tendo realizado um doutorado com bolsa integral na Royal Central School of Speech and Drama (RCSSD) em 2016. Atualmente, é professora na East 15 Acting School, Universidade de Essex. Organizou o livro Somatic Voices in Performance Research and Beyond (2021) e é editora associada da revista Theatre, Dance and Performance Training.

  • Diego Pizarro, Instituto Federal de Brasília - IFB, Brasília/DF, Brasil

    Artista da dança e do teatro. Professor efetivo da Área de Dança do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), desde 2010, onde coordena o grupo de pesquisa CEDA-SI – Coletivo de Estudos em Dança, Somática e Improvisação. Realizou pesquisa pós-doutoral (2022-2023) sobre Somática da Voz na Universidade de Brasília, bolsista CAPES/BRASIL. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA), desde 2022, onde também finalizou o Doutorado (2020), com período sanduíche na University of North Carolina at Greensboro (UNCG, 2019), supervisionado pela Dra. Jill Green. Recebeu o Prêmio Capes de Tese 2021 na área de Artes, com o trabalho Anatomia Corpoética em (de)composições: três corpus de práxis somática em dança. É professor certificado em Body-Mind CenteringSM e outras aventuras somáticas.

Referências

AHMED, Sara; STACEY, Jackie. Introduction: dermographies. In: AHMED, Sara; STACEY, Jackie (eds.). Thinking through the skin. London: Routledge, 2004. p. 1-17.

BAINBRIDGE COHEN, Bonnie. Introduction to Body-Mind Centering. In: MILLER, Gill Wright; ETHRIDGE, Pat; MORGAN, Kate Tarlow (eds.). Exploring Body-Mind Centering: an anthology of experience and method. Berkeley, California: North Atlantic Books, 2011. p. 3-11.

BELLARD, Asleigh et al. Vicarious ratings of self vs. other-directed social touch in women with and recovered from Anorexia Nervosa. Scientific Reports, v. 12, artigo n. 13429, Agosto 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1038/s41598-022-17523-2. Acesso em: 22 jun. 2024.

BOEHME, Rebecca; OLAUSSON, Hakan. Differentiating self-touch from social touch. Current Opinion in Behavioral Sciences, v. 43, p. 27-33, fevereiro 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cobeha.2021.06.012. Acesso em: 21 jun. 2024.

CHARI, Anita. Vocal resonance and the politics of intercorporeality. In: KAPADOCHA, Christina (editor). Somatic voices in performance research and beyond. Abingdon, Oxon: Routledge, 2021. p. 198-211.

DRURY, Lindsey. What’s in a name? Somatics and the historical revisionism of Thomas Hanna. Dance Research Journal, Cambridge, v. 54, n. 1, p. 6-29, April 2022.

EDDY, Martha. Introduction and overview: the what and why of somatic education. In: EDDY, Martha. Mindful movement: the evolution of the somatic arts and conscious action. Wilmington, North Carolina: Intellect, 2016. p. 3-20.

FARNELL, Brenda. Dynamic embodiment for social theory: ‘I move therefore I am’. Abingdon, Oxon: Routledge, 2012.

HANNA, Thomas. Bodies in revolt: a primer in somatic thinking. New York, Holt Rinehart and Winston, 1970.

HANNA, Thomas. The field of somatics. Somatics: Journal-Magazine of the Bodily Arts and Sciences, Novato, Novato Institute for Somatic Research and Training, v. 1, n. 1, p. 30-34, Autumn 1976.

JOHNSON, Don Hanlon. Introduction: borderlands. In: JOHNSON, Don Hanlon (org.). Diverse bodies, diverse practices: towards an inclusive somatics. Berkeley, California: North Atlantic Books, 2018. p. 7-26.

KAPADOCHA, Christina (org.). Somatic voices in performance research and beyond. Abingdon, Oxon: Routledge, 2021a.

KAPADOCHA, Christina. Somatic logos in physiovocal actor training and beyond. In: KAPADOCHA, Christina (ed.). Somatic voices in performance research and beyond. Abingdon, Oxon: Routledge, 2021b. p. 155-168.

KAPADOCHA, Christina. Tactile renegotiations in actor training: what the pandemic taught us about touch. Theatre, Dance and Performance Training, Abingdon, Oxon, v. 14, n. 2, p. 201-215, junho 2023.

KAPADOCHA, Christina. I touch-I breathe-I move-I voice-I speak: Somatic logos toward social care. Voz e Cena, Brasília, v. 5, n. 1, pp. 34-51, 2024.

MACPHERSON, Ben. The somaesthetic in-between: six statements on vocality, listening and embodiment. In: KAPADOCHA, Christina (org.). Somatic voices in performance research and beyond. Abingdon, Oxon: Routledge, 2021. p. 212-226.

MERLEAU-PONTY, Maurice. The visible and the invisible. Tradução de Alphonso Lingis. Edição de Claude Lefort. Evanston, Illinois: Northwestern University Press, 1968.

NELSON, Robin. Practice as research in the arts: principles, protocols, pedagogies, resistances. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2013.

PEZZULLO, Pheadra. Resisting Carelessness. Cultural Studies, Abingdon, Oxon, v. 36, n. 3, p. 507-509, December 2020.

STENSTAD, Gail. Merleau-Ponty’s logos: the sens-ing of the flesh, Philosophy Today, v. 37, n. 1, p. 52-61, 1993.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Edição

Seção

Traduções

Categorias

Como Citar

Eu toco-Eu respiro-Eu movo-Eu vocalizo-Eu falo: Logos somático rumo à assistência social. (2024). Voz E Cena, 5(02), 318-336. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56144

Artigos Semelhantes

11-20 de 31

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.