Sustentabilidade em campi universitários:
um estudo de caso do grupo Aliança Internacional das Universidades de Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v9n2.2018.29402Palavras-chave:
Alianças Internacionais, Redes: Campi Universitários, Universidade Sustentável, Gestão AmbientalResumo
Os problemas ambientais e seus efeitos podem afetar o futuro das sociedades, e as Instituições de Ensino Superior (IES) são tanto parte do problema, como da solução. Redes e iniciativas globais apoiam as IES engajadas em aplicar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em suas atividades dentro do campus. O objetivo deste trabalho é apresentar, de forma descritiva e ilustrativa, a evolução das principais ações de sustentabilidade nos campi das IES membros de uma aliança internacional. Para execução do estudo foi realizada uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, e a estratégia utilizada foi análise documental de Relatórios de Sustentabilidade (RS) disponibilizados on-line por IES membros da Aliança Internacional das Universidades de Pesquisa (IARU). Os resultados descrevem a evolução das ações de sustentabilidade e ilustram os destaques entre as IES membros. As conclusões desta pesquisa indicam que há benefícios em se trabalhar em rede, minimizando assim o impacto ambiental das atividades praticadas nos campi, mas que existem outros fatores importantes para que a gestão das IES seja sustentável e eficaz.
Referências
ALONSO-ALMEIDA M. del M. et al. Diffusion of sustainability reporting in universities: current situation and future perspectives. Journal of Cleaner Production, v. 106, p. 144-154, 2015.
AMARAL, L. P.; MARTINS, N.; GOUVEIA, J. B. Quest for a sustainable university: a review. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 16, n. 2, p. 155-172, 2015.
BARRETO, P. L. N.; CHACON, S. S.; NASCIMENTO, V. S. do. Educação e desenvolvimento sustentável: a expansão do ensino superior na região metropolitana do Cariri. Sustentabilidade em Debate, v. 3, n. 1, p. 117-134, 2012.
BRONZERI, M. S.; CUNHA, J. C. da. Ensino e Prática para a Sustentabilidade em IES: estudo de caso. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, São Paulo, SP, Brasil, 16. Anais… 2014.
BUILDING & CONSTRUCTION AUTHORITY. Disponível em: <https://www.bca.gov.sg/GreenMark/green_mark_buildings.html>. Acesso em: 20 set. 2017.
CARVALHO, I. C. M. Mapeando a educação ambiental desde uma pesquisa em rede. Educação ambiental, p. 35, 2008.
CASTAÑEDA, A. M. P.; QUINTERO, H. F. T. Universidad y sostenibilidad: una aproximación teórica para su implementación. AD-minister, n. 26, 2015.
CATALÃO, V. M. L.; LAYRARGUES, P. P.; ZANETI, I. C. B. B. Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília. Brasília: Cidade Gráfica e Editora, 2011.
CEULEMANS, K.; LOZANO, R.; ALONSO-ALMEIDA, M. del M. Sustainability reporting in higher education: interconnecting the reporting process and organisational change management for sustainability. Sustainability, v. 7, n. 7, p. 8881-8903, 2015.
ENGELMAN, R.; GUISSO, R. M.; FRACASSO, E. M. Ações de gestão ambiental nas instituições de ensino superior: o que têm sido feito por elas? Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 3, n. 1, p. 22-33, 2009.
EUROPEAN NETWORK ON HIGHER EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT [ALLIANCE COPERNICUS]. Disponível em: <http://www.copernicus-alliance.org>. Acesso em: 20 mar. 2016.
EVANS, J. et al. Living labs and co-production: university campuses as platforms for sustainability science. Current Opinion in Environmental Sustainability, v. 16, p. 1-6, 2015.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.
GLOBAL REPORTING INITIATIVE [GRI]. Sustainability Reporting. Disponível em: <https://www.globalreporting.org/information/sustainability-reporting/Pages/default.aspx>. Acesso em: 17 jan. 2016.
GLOBAL UNIVERSITIES PARTNERSHIPON ENVIRONMENT AND SUSTAINABILITY [GUPES]. Disponível em: <http://gupes.org/index.php?classid=3234>. Acesso em: 20 mar. 2016.
GROENEWALD, D.; POWELL, J. Relationship between sustainable development initiatives and improved company financial performance: a South African perspective. Acta Commercii, v. 16, n. 1, p. 1-14, 2016.
INTERNATIONAL ALLIANCE OF RESEARCH UNIVERSITIES [IARU]. Campus Sustainability. Disponível em: <http://www.iaruni.org/about-us/iaru>. Acesso em: 15 jan. 2016.
INTERNATIONAL ALLIANCE OF RESEARCH UNIVERSITIES [IARU]. Campus Sustainability Reports. Disponível em: <http://www.iaruni.org/sustainability/campus-sustainability>. Acesso em: 15 jan. 2016a.
INTERNATIONAL SUSTAINABLE CAMPUS NETWORK [ISCN]. Sustainable Campus Best Practices. Disponível em: <http://www.international-sustainable-campus-network.org/resources/iscn-sustainable-campus-best-practices>. Acesso em: 15 jan. 2016.
JÚNIOR, J. G. D.; ROSA, I. M. da; SAMPAIO, C. P. de. Diretrizes Ambientais para um campus sustentável avaliadas pela ótica do Design. Projetica, v. 1, n. 1, p. 146-161, 2010.
KÖNIG, A. What might a sustainable university look like? Challenges and opportunities in the development of the University of Luxembourg and its new campus. Regenerative Sustainable Development of Universities and Cities: role of living laboratories. Ed. Ariane König. Cheltenham: Edward Elgar Publishing Limited, p. 143-172, 2013.
LAYRARGUES, P. P.; LIMA G. F. da C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 1, 2014.
LOPES, F. D.; BALDI, M. Redes como perspectiva de análise e como estrutura de governança: uma análise das diferentes contribuições. Revista de Administração Pública-RAP, v. 43, n. 5, 2009.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2012.
MARTINS, G. D. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da Investigação Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
MENEZES, E. L. de; SILVA, C. K. S. da. A extensão universitária das universidades públicas como rede de cooperação interorganizacional. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, São Paulo, SP, Brasil, 5. Anais… 2016.
NASCIMENTO, A. T. A. et al. Aproximando a universidade dos desafios de implementação de políticas públicas para a sustentabilidade: uma experiência da Universidade do Estado de Minas Gerais no município de Divinópolis. Sustentabilidade em Debate, v. 7, n. 3, p. 141-152, 2016.
OLIVEIRA, M. D. Universidade e sustentabilidade: proposta de diretrizes e ações para uma universidade ambientalmente sustentável. 2009, 92. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada ao Manejo e a Conservação de Recursos Naturais) ”“ Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2009.
REDE UNIVERSITÁRIA DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (RUPEA). Disponível em: <http://www2.uefs.br/rupea/apresentacao.htm>. Acesso em: 26 fev. 2016.
SOUZA, A. P. de; GUIMARÃES, M. Redes como ambiente educativo para a educação ambiental. Educação ambiental, p. 113. 2008.
THE ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SUSTAINABILITY IN HIGHER EDUCATION [AASHE]. Disponível em: <http://www.aashe.org/about>. Acesso em: 20 dez. 2016.
TOO, L.; BAJRACHARYA, B. Sustainable campus: engaging the community in sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 16, n. 1, p. 57-71, 2015.
UNIVERSITY OF CAMBRIDGE [CAM]. Disponível em: <http://www.environment.admin.cam.ac.uk/living-lab>. Acesso em: 15 jan. 2017.
UNIVERSITY LEADERS FOR A SUSTAINABLE FUTURE [ULSF]. Disponível em: <http://www.ulsf.org/about.html>. Acesso em: 20 mar. 2016.
VAGNONI, E.; CAVICCHI, C. An exploratory study of sustainable development at Italian universities. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 16, n. 2, p. 217-236, 2015.
VON HAUFF, M.; NGUYEN, T. Universities as potential actors for sustainable development. Sustainability, v. 6, n. 5, p. 3043-3063, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Sustentabilidade em Debate do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (Proibição de Realização de Obras Derivadas) 3.0 Brasil, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação, que permite o compartilhamento do texto e o reconhecimento de sua autoria e publicação original nesta revista.
Os autores têm permissão para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva dos trabalhos publicados na Revista Sustentabilidade em Debate (por exemplo, em um capítulo de livro), desde que seja assinalado que os textos foram originalmente publicados nesta revista e que seja mencionado o DOI correspondente. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu texto online, após a publicação (por exemplo, em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais).
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.