Sustentabilidade em campi universitários:

um estudo de caso do grupo Aliança Internacional das Universidades de Pesquisa

Auteurs-es

  • Cristiane Criscibene Pantaleão
  • Tatiana Tucunduva Philippi Cortese Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.
  • Josilanne Alves Ramos Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8524-1767
  • Saulo Santos Pereira da Silva Universidade Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.18472/SustDeb.v9n2.2018.29402

Mots-clés :

Alianças Internacionais, Redes: Campi Universitários, Universidade Sustentável, Gestão Ambiental

Résumé

Os problemas ambientais e seus efeitos podem afetar o futuro das sociedades, e as Instituições de Ensino Superior (IES) são tanto parte do problema, como da solução. Redes e iniciativas globais apoiam as IES engajadas em aplicar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em suas atividades dentro do campus. O objetivo deste trabalho é apresentar, de forma descritiva e ilustrativa, a evolução das principais ações de sustentabilidade nos campi das IES membros de uma aliança internacional. Para execução do estudo foi realizada uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, e a estratégia utilizada foi análise documental de Relatórios de Sustentabilidade (RS) disponibilizados on-line por IES membros da Aliança Internacional das Universidades de Pesquisa (IARU). Os resultados descrevem a evolução das ações de sustentabilidade e ilustram os destaques entre as IES membros. As conclusões desta pesquisa indicam que há benefícios em se trabalhar em rede, minimizando assim o impacto ambiental das atividades praticadas nos campi, mas que existem outros fatores importantes para que a gestão das IES seja sustentável e eficaz.

Biographies de l'auteur-e

  • Cristiane Criscibene Pantaleão

    Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Universidade Nove de Julho,
    São Paulo, SP, Brasil.

  • Tatiana Tucunduva Philippi Cortese, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Cidades Sustentáveis e Inteligentes e do Programa de Mestrado em Administração, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.

  • Josilanne Alves Ramos, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.

    Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.

  • Saulo Santos Pereira da Silva, Universidade Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil.

    Universidade Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil.

Références

ALIANZA DE REDES IBERO-AMERICANAS DE UNIVERSIDADES POR LA SUSTENTABILIDAD Y EL AMBIENTE [ARIUSA]. Disponível em: <http://ariusa.net/es/sobre-ariusa/mision>. Acesso em: 07 jan. 2017.

ALONSO-ALMEIDA M. del M. et al. Diffusion of sustainability reporting in universities: current situation and future perspectives. Journal of Cleaner Production, v. 106, p. 144-154, 2015.

AMARAL, L. P.; MARTINS, N.; GOUVEIA, J. B. Quest for a sustainable university: a review. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 16, n. 2, p. 155-172, 2015.

BARRETO, P. L. N.; CHACON, S. S.; NASCIMENTO, V. S. do. Educação e desenvolvimento sustentável: a expansão do ensino superior na região metropolitana do Cariri. Sustentabilidade em Debate, v. 3, n. 1, p. 117-134, 2012.

BRONZERI, M. S.; CUNHA, J. C. da. Ensino e Prática para a Sustentabilidade em IES: estudo de caso. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, São Paulo, SP, Brasil, 16. Anais… 2014.

BUILDING & CONSTRUCTION AUTHORITY. Disponível em: <https://www.bca.gov.sg/GreenMark/green_mark_buildings.html>. Acesso em: 20 set. 2017.

CARVALHO, I. C. M. Mapeando a educação ambiental desde uma pesquisa em rede. Educação ambiental, p. 35, 2008.

CASTAÑEDA, A. M. P.; QUINTERO, H. F. T. Universidad y sostenibilidad: una aproximación teórica para su implementación. AD-minister, n. 26, 2015.

CATALÃO, V. M. L.; LAYRARGUES, P. P.; ZANETI, I. C. B. B. Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília. Brasília: Cidade Gráfica e Editora, 2011.

CEULEMANS, K.; LOZANO, R.; ALONSO-ALMEIDA, M. del M. Sustainability reporting in higher education: interconnecting the reporting process and organisational change management for sustainability. Sustainability, v. 7, n. 7, p. 8881-8903, 2015.

ENGELMAN, R.; GUISSO, R. M.; FRACASSO, E. M. Ações de gestão ambiental nas instituições de ensino superior: o que têm sido feito por elas? Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 3, n. 1, p. 22-33, 2009.

EUROPEAN NETWORK ON HIGHER EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT [ALLIANCE COPERNICUS]. Disponível em: <http://www.copernicus-alliance.org>. Acesso em: 20 mar. 2016.

EVANS, J. et al. Living labs and co-production: university campuses as platforms for sustainability science. Current Opinion in Environmental Sustainability, v. 16, p. 1-6, 2015.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.

GLOBAL REPORTING INITIATIVE [GRI]. Sustainability Reporting. Disponível em: <https://www.globalreporting.org/information/sustainability-reporting/Pages/default.aspx>. Acesso em: 17 jan. 2016.

GLOBAL UNIVERSITIES PARTNERSHIPON ENVIRONMENT AND SUSTAINABILITY [GUPES]. Disponível em: <http://gupes.org/index.php?classid=3234>. Acesso em: 20 mar. 2016.

GROENEWALD, D.; POWELL, J. Relationship between sustainable development initiatives and improved company financial performance: a South African perspective. Acta Commercii, v. 16, n. 1, p. 1-14, 2016.
INTERNATIONAL ALLIANCE OF RESEARCH UNIVERSITIES [IARU]. Campus Sustainability. Disponível em: <http://www.iaruni.org/about-us/iaru>. Acesso em: 15 jan. 2016.

INTERNATIONAL ALLIANCE OF RESEARCH UNIVERSITIES [IARU]. Campus Sustainability Reports. Disponível em: <http://www.iaruni.org/sustainability/campus-sustainability>. Acesso em: 15 jan. 2016a.

INTERNATIONAL SUSTAINABLE CAMPUS NETWORK [ISCN]. Sustainable Campus Best Practices. Disponível em: <http://www.international-sustainable-campus-network.org/resources/iscn-sustainable-campus-best-practices>. Acesso em: 15 jan. 2016.

JÚNIOR, J. G. D.; ROSA, I. M. da; SAMPAIO, C. P. de. Diretrizes Ambientais para um campus sustentável avaliadas pela ótica do Design. Projetica, v. 1, n. 1, p. 146-161, 2010.

KÖNIG, A. What might a sustainable university look like? Challenges and opportunities in the development of the University of Luxembourg and its new campus. Regenerative Sustainable Development of Universities and Cities: role of living laboratories. Ed. Ariane König. Cheltenham: Edward Elgar Publishing Limited, p. 143-172, 2013.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA G. F. da C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 1, 2014.

LOPES, F. D.; BALDI, M. Redes como perspectiva de análise e como estrutura de governança: uma análise das diferentes contribuições. Revista de Administração Pública-RAP, v. 43, n. 5, 2009.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MARTINS, G. D. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da Investigação Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

MENEZES, E. L. de; SILVA, C. K. S. da. A extensão universitária das universidades públicas como rede de cooperação interorganizacional. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, São Paulo, SP, Brasil, 5. Anais… 2016.

NASCIMENTO, A. T. A. et al. Aproximando a universidade dos desafios de implementação de políticas públicas para a sustentabilidade: uma experiência da Universidade do Estado de Minas Gerais no município de Divinópolis. Sustentabilidade em Debate, v. 7, n. 3, p. 141-152, 2016.

OLIVEIRA, M. D. Universidade e sustentabilidade: proposta de diretrizes e ações para uma universidade ambientalmente sustentável. 2009, 92. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada ao Manejo e a Conservação de Recursos Naturais) ”“ Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2009.

REDE UNIVERSITÁRIA DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (RUPEA). Disponível em: <http://www2.uefs.br/rupea/apresentacao.htm>. Acesso em: 26 fev. 2016.

SOUZA, A. P. de; GUIMARÃES, M. Redes como ambiente educativo para a educação ambiental. Educação ambiental, p. 113. 2008.

THE ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SUSTAINABILITY IN HIGHER EDUCATION [AASHE]. Disponível em: <http://www.aashe.org/about>. Acesso em: 20 dez. 2016.

TOO, L.; BAJRACHARYA, B. Sustainable campus: engaging the community in sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 16, n. 1, p. 57-71, 2015.

UNIVERSITY OF CAMBRIDGE [CAM]. Disponível em: <http://www.environment.admin.cam.ac.uk/living-lab>. Acesso em: 15 jan. 2017.

UNIVERSITY LEADERS FOR A SUSTAINABLE FUTURE [ULSF]. Disponível em: <http://www.ulsf.org/about.html>. Acesso em: 20 mar. 2016.

VAGNONI, E.; CAVICCHI, C. An exploratory study of sustainable development at Italian universities. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 16, n. 2, p. 217-236, 2015.

VON HAUFF, M.; NGUYEN, T. Universities as potential actors for sustainable development. Sustainability, v. 6, n. 5, p. 3043-3063, 2014.

Téléchargements

Publié

2018-08-31

Comment citer

Sustentabilidade em campi universitários:: um estudo de caso do grupo Aliança Internacional das Universidades de Pesquisa. (2018). Sustainability in Debate, 9(2), 145-160. https://doi.org/10.18472/SustDeb.v9n2.2018.29402

Articles similaires

1-10 de 83

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.