ENSINO DE FÍSICA COM O USO DE ARDUÍNO, IMPRESSÃO 3D E JOGOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.54372

Palavras-chave:

Arduino. Física. Extensão. Impressão 3D. Jogos.

Resumo

A presente proposta originou-se de três projetos de extensão, planejados para serem aplicados presencialmente ao Ensino Médio público de Concórdia, Santa Catarina, visando o ensino de Física instrumentalizado pela impressão 3D, Arduino e jogos. A ideia foi verificar quais as características necessárias à construção e aplicação de uma atividade didática com o uso da impressão 3D, Arduino e jogos para o ensino de Física a alunos das escolas públicas. Quanto à metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa, delineada pelo Estudo de Campo. Os conceitos foram trabalhados de forma prática e dialogada, com o auxílio do Arduino Mega, plataformas de design 3D virtuais e impressão 3D relacionadas ao conceito de lançamentos horizontais e oblíquos. Como resultados tornou-se o ensino mais dinâmico e lúdico, direcionando o olhar, o interesse, as inquietações e questionamentos dos alunos para este campo científico e tecnológico.

Biografia do Autor

  • Fábio Lombardo Evangelista, Instituto Federal Catarinense campus Concórdia, Santa Catarina, Brasil

    Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atuou três anos como professor substituto do Instituto Federal de Santa Catarina, tem experiência na rede Estadual e rede Privada de Educação. Trabalha com a aplicação de atividades experimentais de baixo custo. Possui experiência como designer instrucional na área de Educação à Distância pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Trabalhou com Educação Especial e atualmente é membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal Catarinense. Tem conhecimento em programação Arduino com ênfase em robótica e experiência com tecnologia 3D de impressão. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal Catarinense e faz parte do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física do IFC.

Referências

ALVES FILHO, J. P. Atividades experimentais: Do método à prática construtivista . f. 448. Tese (Doutorado em Educação: Ensino de Ciências Naturais) Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2000.

ARAÚJO, M. V. de.; BARROS, D. Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas no município de Aquiraz. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. v. 6, n. 5, p. 56-201, 2019. doi: <https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/pedagogia/praticas-pedagogicas>

ARDUINO. ARDUINO. Disponível em: <https://www.arduino.cc/>. Acesso em: 06 jan. 2023.

AUTODESK (org.). Tinkercad. Disponível em: <https://www.tinkercad.com/.>. Acesso em: 02 mai. 2022.

BASNIAK, M. I.; LIZIERO, A. R. A impressora 3D e novas perspectivas para o ensino: possibilidades permeadas pelo uso de materiais concretos. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 445-446, 2017. doi: <https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p445>.

CANTO, A. A.; SCHWARZ, S. C.; MELLO, A. G. Audioaulas como instrumento de comunicação e ensino aluno-aluno, em período de distanciamento social. Revista Franciscana de Educação, v. 5, n. 5, p. 8-17, 2021.

CARVALHO, J. F. M.; CARVALHO, I. S.; BATISTA, F. W. F. Desenvolvendo o jogo porco espinho da física para o ensino de física no ensino fundamental. Revista do Professor de Física, v. 6, n. Especial, p. 402-408, 2022. doi: <https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46001>.

CHEN, J.; CHENG, L. The influence of 3D printing on the education of primary and secondary school students. In: Journal of Physics: Conference Series. IOP Publishing, p. 012072, 2021.

DINIZ, V. S.; PASTORIO, D. P. Uma revisão sistemática da literatura sobre a construção e uso dos mundos virtuais 3D no ensino de Física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 14, n. 2, p. 1-25, 2023. doi: <https://doi.org/10.26843/rencima.v14n2a06>.

ESMERALDO, N. F. A., LIMA, F. M. J. S.; CAVALCANTE NETO, P. E . Jogos para o ensino de Física. Ensino Em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 118. 2021.

EVANGELISTA, F. L., Física para Pessoas com Deficiência Visual. Concórdia, SC: Clube de Autores, 2019.

FONTES, A. D. S.; RAMOS, F. P.; SCHWERZ, R. C.; CARGNIN, C. Jogos adaptados para o ensino de Física. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 9, n. 3, p. 226-248, 2016. doi: <https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21239>.

FORD, S.; MINSHALL, T. Invited review article: Where and how 3D printing is used in teaching and education. Additive Manufacturing, v. 25, p. 131-150, 2019. doi: .

FREITAS, W. R. D. S.; JABBOUR, C. J. C. O estudo de caso (s) como estratégia de pesquisa qualitativa: fundamentos, roteiro de aplicação e pressupostos de excelência. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2010. Disponível em: <https://abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_tn_sto_122_790_15342.pdf>. Acesso em: 25 mai. 2023.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas. 2002.

MOREIRA, M. P. C.; ROMEU, M. C.; ALVES, F. R. V.; SILVA, F. R. O. Contribuições do Arduino no Ensino de Física: uma revisão sistemática de publicações na área do ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 721-745, 2018. doi: <https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p721>.

OLIVEIRA, I. N.; RAMOS, J.. A. P.; SILVA, W. L.; CHAVES, V. D.; MELO, C. A. O. Estudo das propriedades do Diodo Emissor de Luz (LED) para a determinação da constante de Planck numa maquete automatizada com o auxílio da plataforma Arduíno. Revista

Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. e20190105, 2020. doi: <https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2019-0105>.

OLIVEIRA, E. R.; PINHEIRO, A. R. C.; LIMA, C. H. M. Quiz com Aplicativo Socrative para o Desenvolvimento de Conceitos de Física Moderna. Revista do Professor de Física, v. 6, n. 3, p. 12-32, 2022. doi: <https://doi.org/10.26512/rpf.v6i3.42702>.

OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa Física moderna e contemporânea no ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2000.

PIETROCOLA, M. Construção e realidade: o papel do conhecimento físico no entendimento do mundo. In Pietrocola, M. (org), Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa abordagem integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001.

PSZYBYLSKI, R. F.; MOTTA, M. S.; KALINKE, M. A. Uma revisão sistemática sobre as pesquisas realizadas em programas de mestrado profissional que versam sobre a utilização de smartphones no ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 406-427, 2020. doi: <https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p406>.

SILVEIRA, S.; GIRARDI, M. Desenvolvimento de um kit experimental com Arduino para o ensino de Física Moderna no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 4, p. e4502, 2017. doi: <https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0287>.

SOUSA JUNIOR, I. V.; MIRANDA, J. O. S.; NASCIMENTO, A. C. S.; ARAÚJO, F. R. V. Física experimental com Arduino: ondas em uma corda tensionada. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. e20200177, 2020. doi: <https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0177>.

Downloads

Publicado

2025-02-03

Como Citar

ENSINO DE FÍSICA COM O USO DE ARDUÍNO, IMPRESSÃO 3D E JOGOS. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 138–154, 2025. DOI: 10.26512/rpf.v9i1.54372. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rpf/article/view/54372. Acesso em: 22 fev. 2025.