ENSINO DE FÍSICA COM O USO DE ARDUÍNO, IMPRESSÃO 3D E JOGOS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.54372Palavras-chave:
Arduino. Física. Extensão. Impressão 3D. Jogos.Resumo
A presente proposta originou-se de três projetos de extensão, planejados para serem aplicados presencialmente ao Ensino Médio público de Concórdia, Santa Catarina, visando o ensino de Física instrumentalizado pela impressão 3D, Arduino e jogos. A ideia foi verificar quais as características necessárias à construção e aplicação de uma atividade didática com o uso da impressão 3D, Arduino e jogos para o ensino de Física a alunos das escolas públicas. Quanto à metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa, delineada pelo Estudo de Campo. Os conceitos foram trabalhados de forma prática e dialogada, com o auxílio do Arduino Mega, plataformas de design 3D virtuais e impressão 3D relacionadas ao conceito de lançamentos horizontais e oblíquos. Como resultados tornou-se o ensino mais dinâmico e lúdico, direcionando o olhar, o interesse, as inquietações e questionamentos dos alunos para este campo científico e tecnológico.
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