EXPERIMENTO DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO PARA DISCUSSÃO QUANTITATIVA DA LEI DE CONDUÇÃO DE FOURIER
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.54013Palavras-chave:
Lei de Fourier. Experimento. Material didático. Ensino de física.Resumo
Um dos componentes curriculares das engenharias com índices de reprovação já identificados como altos em relatos na literatura, é assim que geralmente é descrita a disciplina de “fenômenos dos transportes”. Também aparece sob outros nomes, ou mesmo diluído em outros componentes curriculares, mas os assuntos abordados são os processos de troca de energia e massa. Entre os motivos que aparecem como centrais na dificuldade com essa disciplina está a falta de experimentação. Tendo isso em vista este artigo descreve um protótipo de baixo custo e fácil construção. Basicamente um tubo de PVC, com água em seu interior, de forma que, utilizando-se da plataforma Arduino para coletar e armazenar os valores de temperatura, podemos monitorar a temperatura do fluido no interior do tubo e do ambiente em tempo real. A partir dos ensaios experimentais realizados com o protótipo obtivemos uma série de resultados que nos permitiram verificar a Lei de condução de Fourier, caracterizar o valor da resistência térmica para o tubo, bem como modelar a equação de resfriamento do objeto com um ajuste de r²=0,999.
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