UMA ABORDAGEM LÚDICA POR MEIO DE UM JOGO COM CARTAS PARA O ENSINO DAS PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DA MATÉRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.52616

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizado de Física. Ensino Médio. Instrução por Pares. Mediação Lúdica. Zona de Desenvolvimento Proximal. Magnetismo na Matéria.

Resumo

O panorama do ensino de física, em especial no ensino médio, revela-se desafiador para muitos pesquisadores e professores que buscam uma melhoria em suas aulas. No presente trabalho, apresenta-se uma proposta de um jogo de tabuleiro com cartas, o \textit{Trilhando as Propriedades Magnéticas}. A proposta está fundamentada nos conceitos de mediação, Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e na metodologia ativa da Instrução por Pares. Proporciona ao professor um recurso pedagógico para o ensino de magnetismo na matéria, que altere a rotina em sala de aula, tornando-as mais dinâmicas e promovendo um maior engajamento dos alunos. A intervenção pedagógica com o jogo foi implementada com 82 alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio de uma escola localizada na cidade de Frecheirinha, no interior do Ceará. Os resultados indicam um maior engajamento e melhoria de rendimento na aquisição dos conhecimentos dos alunos participantes do jogo em relação aos alunos que não foram expostos à essa intervenção. O produto educacional proposto também gerou resultados positivos em relação ao processo de ensino do conteúdo abordado.

Biografia do Autor

  • Benedito Jackson Aguiar Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Atuou como tutor do Projeto Jovem de Futuro, bolsista do PIBID/UVA da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, como professor temporário no Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota. Atualmente é Professor de Física na Escola de Ensino Médio Antônio Custódio. 

  • Mikaelle Barboza Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará - UECE (núcleo Formação de Professores de Ciências e Matemática). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UECE e especialização em Ensino de Matemática. Cursou Mestrado Acadêmico em Educação (UECE) com ênfase na Formação de Professores. Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Canindé, lecionando as disciplinas de Matemática e Educação Matemática nos cursos Técnicos, Tecnológicos e graduações. É membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE-MAES) e Grupo de Pesquisa em Matemática Pura, Aplicada e Ensino (IFCE - GPEMATE). 

  • Diego Araujo Frota, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (2016). Possui Mestrado e Graduação em Física. Atua como professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Sobral no Curso de Licenciatura em Física e docente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (IFCE). 

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Publicado

2025-02-16

Como Citar

UMA ABORDAGEM LÚDICA POR MEIO DE UM JOGO COM CARTAS PARA O ENSINO DAS PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DA MATÉRIA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 211–233, 2025. DOI: 10.26512/rpf.v9i1.52616. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rpf/article/view/52616. Acesso em: 22 fev. 2025.