UMA ABORDAGEM LÚDICA POR MEIO DE UM JOGO COM CARTAS PARA O ENSINO DAS PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DA MATÉRIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.52616Palavras-chave:
Ensino e Aprendizado de Física. Ensino Médio. Instrução por Pares. Mediação Lúdica. Zona de Desenvolvimento Proximal. Magnetismo na Matéria.Resumo
O panorama do ensino de física, em especial no ensino médio, revela-se desafiador para muitos pesquisadores e professores que buscam uma melhoria em suas aulas. No presente trabalho, apresenta-se uma proposta de um jogo de tabuleiro com cartas, o \textit{Trilhando as Propriedades Magnéticas}. A proposta está fundamentada nos conceitos de mediação, Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e na metodologia ativa da Instrução por Pares. Proporciona ao professor um recurso pedagógico para o ensino de magnetismo na matéria, que altere a rotina em sala de aula, tornando-as mais dinâmicas e promovendo um maior engajamento dos alunos. A intervenção pedagógica com o jogo foi implementada com 82 alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio de uma escola localizada na cidade de Frecheirinha, no interior do Ceará. Os resultados indicam um maior engajamento e melhoria de rendimento na aquisição dos conhecimentos dos alunos participantes do jogo em relação aos alunos que não foram expostos à essa intervenção. O produto educacional proposto também gerou resultados positivos em relação ao processo de ensino do conteúdo abordado.
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