UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE A TEORIA DA RELATIVIDADE NO PAÍS: RECORTE DE 2000 A 2020
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.49372Palavras-chave:
Relatividade. Educação Básica. Ensino de Física.Resumo
Partindo-se do objetivo principal da pesquisa que é a descrição, interpretação e avaliação da produção acadêmica em nível stricto sensu no Ensino de Relatividade do país através de uma abordagem “Estado do Conhecimento”, buscou-se responder-se como estão as pesquisas em ensino de Relatividade, através da criação de grupos de descritores e análise de cada um deles, com representação dos índices através de figuras e tabelas. Um dos bancos de dados consultados foi o Banco de Teses e Dissertações - BDTD (MEC). As palavras de busca usadas para a pesquisa foram: Relatividade e Ensino. Quanto aos grupos de Descritores Base pode-se destacar os que o Mestrado Acadêmico tem o maior número de dissertações (72,0%, conforme o descritor Modalidade), e a região Sul o maior índice de produções (Dez, conforme o descritor Local). Já quanto ao grupo de Descritores Pedagógicos pode-se dizer que a Teoria da Relatividade Restrita é a teoria mais abordada (74,1%, conforme o descritor Teoria da Relatividade), os questionários são muito utilizados (74,1%, conforme o descritor Recursos Educacionais) e a Aprendizagem Significativa o referencial teórico mais abordado (48,1%, conforme o descritor Referencial Teórico). A maioria das dissertações faz uso dos documentos institucionais (88,9%, conforme o descritor Documentos Institucionais) mas de forma desatualizada. O foco maior das pesquisas é ensinar conceitos (59,3%, conforme o descritor Objetivos Formativos) mas com quase nenhum diálogo com fatores sociais, sociológicos e éticos. Este trabalho decorre da publicação de uma Dissertação que foi requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul na data de 17 de dezembro de 2021 sob o título “Um Estado do Conhecimento da Produção de Teses e Dissertações Sobre a Teoria da Relatividade na Educação Básica do Brasil Entre 2000 e 2020”.
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