ENSINO DA FÍSICA EM MOÇAMBIQUE: DESAFIOS DAS TICS E PRÁTICAS DE ENSINO CENTRADO NO ALUNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v5i2.36512

Palavras-chave:

Ensino de Física. Ensino centrado no aluno. TICs. Moçambique.

Resumo

O currículo de Física em Moçambique encontra-se dividido em unidades didáticas que preconizam atividades letivas na sala de aula, em laboratórios e atividades complementares em diversos ambientes, com vista a motivar os alunos e tornar a aprendizagem mais prática. Assim sendo, o artigo objetiva apresentar os desafios do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e do ensino de Física centrado no aluno em Moçambique. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso, embasada pelo método bibliográfico e questionário, com formulário online, aplicado a 54 professores de Física, de diferentes níveis de ensino. Constatou-se que diversas instituições de ensino em Moçambique não têm laboratórios de ensino; durante a formação dos professores não se fornecem subsídios necessários para o uso das TICs; e a aprendizagem voltada ao aluno tem vantagens cognitivas, afetivas e psicomotoras. Conclui-se que com o uso das TICs e práticas de ensino de Física centrado no aluno, pode-se desenvolver laboratórios virtuais para fazer face a demanda de aulas experimentais e torna a aprendizagem mais fácil, dinâmica e contextualizada. Porém, a fraca expansão das TICs nas zonas rurais é um dos fatores que limita o seu uso no ensino em Moçambique.

Biografia do Autor

  • Hermen Aurélio Fernando Beirão, Universidade Rovuma

    Licenciado em Ensino de Física com habilitação em Supervisão Educacional. Universidade Rovuma. Delegação de Nampula

  • Amane Santos, Universidade Rovuma

    Licenciado em Ensino de Física com habilitações em Ensino de Matemática. Docente. Universidade Rovuma - Delegação de Montepuez

Referências

BEZERRA, D. P. et al. A evolução do ensino da física ”“ perspectiva docente. Scientia Plena, v. 5, n. 9, p. 1”“8, 2009.

BIZZO, N. História da ciência e ensino: onde terminam os paralelos possíveis? Tendências na educação em ciências, v. 11, n. 55, 1992.

CABAÇO, J. L. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo-SP: Editora UNESP, 2009.

HECK, C. Integração de tecnologia no ensino de física na educação básica : um estudo de caso utilizando a experimentação remota móvel. Dissertação de Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação. Universidade Federal de Santa Catarina. Araranguá-SC, 2017.

INE. IV Recenseamento geral da população e habitação: Resultados definitivos Moçambique. Maputo - Moçambique: Instituto Nacional de Estatística, 2019.

LANGA, P. Ensino Superior em Moçambique: Caracterização e Desafios. Palestra alusiva a celebração do décimo aniversário do Jornal o País, Centro de Estudos Brasileiros, 18 de Maio 2015. Anais...Maputo: Jornal o País, 2015

LARA, A. L. DE et al. O PIBID, o ENEPC e os trabalhos sobre as tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências: algumas reflexões e possíveis relações. VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências. Anais...Campinas, SP: ABRAPEC, 2011

LIBÂNEO, J. C. Didática: teoria da instrução e do ensino. In: Didática. 2. ed. São Paulo-SP: Cortez Editora, 1994. p. 51”“76.

MARTINS, J. Metodologia da Pesquisa Científica. Rio de Janeiro, RJ: Editora Dowbis, 2017.

MCTESTP. Estudantes matriculados, graduados e ingressos segundo a área científica Ensino Superior. Maputo: Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Tecnico-Profissional, 2017.

MEC/INDE. Plano Curricular do Ensino Secundário Geral (PCESG) ”” Documento Orientador, Objectivos, Política, Estrutura, Plano de Estudos e Estratégias de Implementação. Maputo: MEC e INDE, 2007.

MEDEIROS, A.; MEDEIROS, C. F. DE. Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino da Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 77”“86, 2002.

MORAN, J. M. Las nuevas tecnologías y el re-encantamiento del mundo. Aletheia, v. 3, n. 1, p. 120”“127, 2011.

MOREIRA, M. A. Abandono da narrativa, ensino centrado no aluno e aprender a aprender criticamente. VI Encontro Internacional e III Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa. Anais...São Paulo-SP: APSIGNIFICATIVA, 2010

MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o Ensino da Física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, v. 1, n. 1, p. 1”“13, 2017.

MOREIRA, M. A. Ensino de Física no século XXI: desafios e equívocos. Revista do Professor de Física, v. 2, n. 3, p. 80”“94, 2018.

PINHEIRO, M. N.; BATISTA, E. C. O aluno no centro da aprendizagem: uma discussão a partir de Carl Rogers. Revista Psicologia & Saberes, v. 7, n. 8, p. 70”“85, 2018.

RIBEIRO, F. B. Educação e ensino de História em contextos coloniais e pós-coloniais. Mneme - Revista de Humanidades, v. 16, n. 36, p. 27”“53, 2015.

SANTOS, I. T. C.; OLIVEIRA, C. A. DE. O ensino de Física mediado pelas tecnologias de informação e comunicação. VI Coloquio Internacional “Educação e Contemporanedade”. Anais...São Cristovão - CE: EDUCON, 2012

SILVA, D. M. DA; TAVARES, C. V. F.; SILVA, A. M. DA. O uso da tecnologia como meio auxiliar para o ensino da física: uma abordagem geral sobre sua importância e possibilidades. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. Anais...São Carlos, SP: CiET e EnPED, 2018

TERENCIANO, F.; NATHA, M. Ensino Superior em Moçambique: Evolução e Indicadores da Avaliação da Qualidade. REID, v. 1, n. 7, p. 79”“94, 2016.

VIVEIRO, A. A.; CAMPOS, L. L. Formação inicial de professores de ciências: reflexões a partir das abordagens das estratégias de ensino e aprendizagem em um curso de licenciatura. Alexandria, v. 7, n. 2, p. 221”“249, 2014.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2021-09-21

Como Citar

ENSINO DA FÍSICA EM MOÇAMBIQUE: DESAFIOS DAS TICS E PRÁTICAS DE ENSINO CENTRADO NO ALUNO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 44–60, 2021. DOI: 10.26512/rpf.v5i2.36512. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rpf/article/view/36512. Acesso em: 22 fev. 2025.