O estudo da cinemática com o jogo Cinefut e o sensor de movimento Kinect

Autores

  • Artur Justiniano Universidade Federal de Alfenas
  • Aline Fernandes Universidade Federal de Alfenas
  • Paulo Bressan
  • Thiago Henrique

Palavras-chave:

Jogos digitais. Jogos educacionais. Kinect. Cinemática. Ensino de Física.

Resumo

Neste trabalho nós apresentamos o jogo digital educacional CineFut, que associado ao sensor de movimento Kinect, foi desenvolvido para o estudo da Cinemática. Um conteúdo presente nas aulas de Física do 9º ano do ensino fundamental ou 1º ano do ensino médio que, apesar de ocupar uma posição importante na formação dos estudantes, costuma sofrer críticas em relação a forma que é ensinada. O jogo possui quatro fases independentes que abordam aspectos diferentes do estudo dos conceitos da Cinemática. Para que o CineFut+Kinetc encontrasse situações reais de ensino, por meio das quais fosse possível conhecer seus limites e possibilidades, ele foi utilizado em uma turma do 1° ano do ensino médio. Os resultados obtidos mostram que o CineFut+Kinetc pode ser utilizado como uma estratégia de ensino de Cinemática porque o ambiente do jogo se mostrou atraente e motivador. Além disso, o Kinect permitiu que o jogador (estudante) tivesse uma interação agradável com o jogo, o que estimulou a participação ativa nas atividades da aula e favoreceu uma aprendizagem significa do conteúdo.

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

O estudo da cinemática com o jogo Cinefut e o sensor de movimento Kinect. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 9–23, 2021. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rpf/article/view/31829. Acesso em: 22 fev. 2025.