O Pensamento Feminista de Seyla Benhabib

contribuições para além do gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv16n1.2022.37104

Palavras-chave:

Universalismo; Igualdade; Gênero; Cosmopolitismo.

Resumo

O presente trabalho intenta analisar algumas das principais obras de Seyla Benhabib e verificar como a evolução do seu pensamento auxiliou no debate e compreensão sobre gênero, bem como a maneira como o aprofundamento de seus estudos é capaz de contribuir para uma sociedade mais igualitária (principalmente quando analisamos a questão do ponto de vista das minorias sociais). Através de uma análise bibliográfica das obras da autora, se percebeu que esta altera seu posicionamento com o decorrer dos anos de pesquisa e estudos, apresentando uma evolução nas conceituações e nos seus encaixares práticos em sociedades democráticas. Nos anos oitenta, se vislumbrou sua percepção sobre uma reconstrução do modelo habermasiano, utilizando a figura de um sujeito contextualizado. Nos anos noventa, passa a dirigir comentários para o sujeito que busca sua inclusão nos moldes das democracias liberais, sem renunciar sua identidade cultural. A partir dos anos dois mil, busca analisar os “direitos dos outros” que ocupam um mundo globalizado, mas estariam sujeitos a algumas lógicas territoriais próprias. Após a apreciação de tais argumentos, se aponta as fundamentais contribuições da autora para o debate de gênero, principalmente quando versa sobre a inserção de minorias vulnerabilizadas em uma sociedade que se considere como democrática

Biografia do Autor

  • Dra Verena Mendonça, Universidade Federal do Pará

    Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde foi bolsista por colocação, frente aprovação em primeiro lugar na seleção de 02/2016. Mestre em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação em Direto da Universidade Federal do Pará. Graduada em Direito pelo Centro Universitário da Pará - CESUPA. Professora da Universidade Federal do Pará, onde leciona Direito Penal e Direito Processual Penal. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas Direito Penal e Democracia. Membro do grupo de pesquisa Mulher, Sociedade e Direitos Humanos. Inscrita na OAB/PA sob o nº 19043.

  • Anna Laura Maneschy Fadel , Universidade Federal do Pará

    Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Pará (2011-2015). Mestre em Direito, Políticas Públicas e Direitos Humanos pelo Centro Universitário do Pará (2017). Doutoranda em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Pará (em andamento ). Membro do grupos de pesquisa (CNPQ): Filosofia Prática: Investigação em Política, Ética e Direito (FilPED) e Teorias Normativas do Direito (TND). Professora do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário do Pará, no qual ministra as disciplinas: Introdução ao Estudo do Direito I e II, Direitos Humanos e História do Direito e do Pensamento Jurídico e Filosofia do Direito. Tem experiência na área de Direito, Filosofia e Discussões sobre gênero, com ênfase em Teoria do Direito, Teoria Política, Direitos Humanos e Filosofia do Direito.

Referências

BENHABIB, Seyla. Democracy and Difference: Contesting the Boundaries of the Political. Princeton: Princeton University Press, 1996.

BENHABIB, Seyla. Dignity in Adversity: Human Rights in troubled times. Polity, 2011.

BENHABIB, Seyla. Feminism and Postmodernism: An Uneasy Alliance. Praxis International, 11, n. 3, Reeditado en Situating the Self. 1991.

BENHABIB, Seyla. O outro generalizado e o outro concreto: a controvérsia Kohlberg-Gilligan e a teoria feminista. In: BENHABIB, Seyla; CORNELL, Drucilla (orgs.). Feminismo como crítica da modernidade. Trad. Nathanael da Costa Caixeiro. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1991a.

BENHABIB, Seyla. Situating the Self: gender, community and postmodernism in contemporary ethics. Nova York: Routledge, 1992.

BENHABIB, Seyla. Situando o self: gênero, comunidade e pós-modernismo na ética contemporânea. Trad. Ana Claudia Lopes; Renata Romolo Brito. Brasília: Editoria Universidade de Brasília, 2021.

BENHABIB, Seyla. Sexual defferences and collective indentities. insSigns. Winter: 1999.

BENHABIB, Seyla. BUTLER, Judith. CORNELL, Drucilla y Fraser, Nancy (eds.), Feminist Contentions: A Philosophical Exchange, Nova York, Routledge. 1995.

BENHABIB, Seyla. CORNELL, Drucilla. Feminismo Como Crítica da Modernidade. Editora: Rosa dos Tempos. 1987.

Downloads

Publicado

2024-01-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Pensamento Feminista de Seyla Benhabib: contribuições para além do gênero. (2024). Revista De Estudos E Pesquisas Sobre As Américas, 16(1), 76-100. https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv16n1.2022.37104