A prática reflexiva para os professores de línguas

Autores

  • Bárbara Bezerra Universidade de Brasília
  • Adoniran Ribeiro Rocha Universidade de Brasília

Palavras-chave:

prática reflexiva; professor de língua estrangeira; ensino de língua estrangeira; sala de aula.

Resumo

Este artigo tem por objetivo observar e analisar o que os participantes consideram como prática reflexiva, a maneira como colocam a prática reflexiva em um contexto real de escola pública e o entendimento dos professores sobre a sala de aula enquanto espaço social. Para atendê-lo, este estudo respaldou-se em Schön (2000), Van Manen (1995), Dewey (1964, 1973), Contreras (2002). Este artigo é uma pesquisa de caráter qualitativo e interpretativista que, por meio de uma entrevista escrita realizada com dois professores de línguas estrangeiras da rede pública de ensino do Distrito Federal, discute-se a prática reflexiva em sala de aula com o intuito de compreender como essa prática pode ser exercida e quais as limitações que impedem o professor de refletir a própria prática. A prática reflexiva - reflexão sobre as próprias práticas profissionais e autoavaliação para uma melhor construção do saber e da atuação profissional - é essencial para obter um amadurecimento da prática docente. O professor que possui consciência da importância da prática reflexiva entende que apenas a qualificação formal (diploma de licenciatura) e conhecimento profissional não bastam para enfrentar os obstáculos que percorrem essa profissão. Através da análise e discussão dos dados, a importância da prática reflexiva foi reconhecida pelos entrevistados, porém também é igualmente reconhecido que não se trata de uma tarefa simples de se pôr em prática já que requer uma boa bagagem de prática e teoria, além de limitações que alguns professores de línguas sofrem pela direção de instituições no que se refere às práticas metodológicas utilizadas em sala de aula.



Referências

ARANDA, Maria de Carmen de la Torre. Integração de tecnologias digitais na aula de inglês: possibilidades pedagógicas e desafios para a formação do professor. In: ARANDA, Maria de Carmen de la Torre et al. O uso das novas tecnologias na formação de professores de línguas estrangeiras [livro eletrônico]. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2020, p. 19-42.

BENEVIDES, Araceli S. A formação dos professores do curso de Letras: Aspectos para uma prática reflexiva. Revista Letra Magna, Ano 03, n. 05, 2006. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/LinguaEspanhola/artigos/art_araceli_benevides.pdf. Acesso em: jun. 2022.

CONTRERAS, José. Autonomia de professores. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo, 2002.

FONSECA, Dayse F. A prática reflexiva do professor de português: Língua estrangeira. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, 2015. 147 f.

HERDEIRO, Rosalinda; SILVA, Ana Maria (2008). Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional dos docentes. Anais (Actas) do IV Colóquio Luso-Brasileiro, VIII Colóquio sobre Questões Curriculares: Currículo, Teorias, Métodos. 2, 3 e 4 de Setembro de 2008. Brasil: Universidade de Santa Catarina – Florianópolis.

LEFFA, Vilson J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999.

PESSOA, Rosane R. A reflexão interativa como instrumento de desenvolvimento profissional: Um estudo com professores de inglês da escola pública. Tese (Programa de Pós- Graduação em Letras: Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2002.

SCHÖN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo. Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Editora ARTMED, 2000.

SILVA, Airton Marques da. Metodologia da Pesquisa. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará – EdUECE. 2015

SILVA JÚNIOR, Silvio N. Linguística Aplicada, Ensino de Línguas e prática reflexiva: Contribuições para a formação do professor-pesquisador. Caletroscópio, Ouro Preto, Vol. 07, número especial 1, p. 183-195, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/caletroscopio/article/view/3847/2988. em Acesso em: jun. 2022.

VAN MANEN, Max. On the epistemology of reflective practice. Teachers and teaching, v. 1, n. 1, p. 33-50, 1995.

Downloads

Publicado

10-04-2023

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

A prática reflexiva para os professores de línguas. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 33, p. 15–27, 2023. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rd/article/view/45513. Acesso em: 18 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 141

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.