A contação de histórias e o ensino de línguas estrangeiras na educação infantil
Keywords:
Preschool teaching; Storytelling; Foreign languages.Abstract
In this article, we present aspects of the didacticism in teaching a foreign language for children from 2 to 5 years old and the importance of storytelling when learning a second language in preschool teaching. Working with oral narratives, teachers can stimulate young readers and their imagination. Theoretical perspectives written by Lev Vygotsky (1987) and Nelly Coelho (1991) enrich our text.
References
CAMERON, Lynne. Teaching languages to young learners. Cambridge: CUP, 2001.
CASCUDO, Luis da C. Literatura oral no Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio; Brasília: INL, 1978.
CHAGAS, R. Valnir C. Didática especial de línguas modernas. São Paulo: Nacional, 1957.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-européias ao Brasil contemporâneo. São Paulo: Ática, 1991.
ELLIS, Gail; BREWSTER, Jean. The storytelling handbook: a guide for primary teachers of English. London: Penguin, 1991.
HYLTENSTAM, Kenneth; ABRAHAMSSON, Niclas. Maturational constraints in SLA. In: DOUGHTY, Catherine J.; LONG, Michael H. (orgs.). The handbook of second language acquisition. Massachusetts: Blackwell, 2003.
MONTESSORI, Maria. Pedagogia científica: a descoberta da criança. Trad. Aury Azélio Brunetti. São Paulo: Flamboyant, 1965.
TITONE, Renzo. Psicolinguística aplicada: introdução psicológica à didática das línguas. Trad. Aurora Fornoni Bernardini. São Paulo: Summus, 1983.
VEIGA, Ilma P. A. Repensando a didática. Campinas: Papirus, 1991.
VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
____. Psicologia pedagógica. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.
____. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto et al. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
XIDIEH, Oswaldo E. Narrativas populares. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Hucitec, 1997.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).