UMA ANÁLISE CRÍTICA E REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS PROPOSTAS PELO LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Brenda Emanuella Ferreira Pinho
  • Nyvea Cibelle Teixeira de Souza
  • Rayssa Ariele Ferreira Melo Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Concepções; Livro didático; Ensino Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho apresenta as três concepções de linguagem, mostrando o seu funcionamento na prática do ensino de língua materna. Deste modo, esta produção acadêmica pretende contribuir para o trabalho que será desenvolvido pelo professor em sala de aula, para que tenha maior aproveitamento dos livros didáticos utilizados e, consequentemente, maior interação com a turma. Utilizamos as perspectivas teóricas de Bakhtin/Volochínov (2010), que trata das três concepções, e autores brasileiros de grande estima.Como metodologia, recorremos à escolha do livro didático “Tudo é linguagem” de Ana Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi, que é utilizado na 6ª série do ensino fundamental. Analisamos uma atividade de leitura que se encontra na unidade 4 do livro, que trata do gênero “relato de experiência”. Identificar qual concepção de linguagem prevalece na atividade de interpretação textual.A partir da análise das questões, podemos observar que, a concepção que prevalece nesta atividade de leitura é a terceira, pois são questões reflexivas que levam o aluno a por em prática todo o conhecimento de mundo que possui e adquirindo outros conhecimentos, está relacionada a interação verbal e social dos indivíduos.

Referências

BAKHTIN, M./ VOLOCHÍNOV, Marxismo e Filosofia da linguagem. 14. Ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
GERALDI, J. W. (Org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.
PERFEITO, A. M. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: Concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa (Formação de professores EAD 18). V. 1. Ed. Maringá: EDUEM, 2005.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.
FUZA, A. F.; OHUSCHI, M. C. G; MENEGASSI, R.J. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Linguagem & Ensino. Pelotas, v. 14, n. 2, p. 479-501, jul/dez.2011.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
BORGATTO, A. BERTIN, T. MARCHEZI, V. tudo é Linguagem. 1 ed. 7º ano do ensino fundamental 6ª série, São Paulo: Ática, 2006.

Downloads

Publicado

03-10-2015

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

UMA ANÁLISE CRÍTICA E REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS PROPOSTAS PELO LIVRO DIDÁTICO. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 21, 2015. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rd/article/view/9606. Acesso em: 18 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.