UMA ANÁLISE CRÍTICA E REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS PROPOSTAS PELO LIVRO DIDÁTICO
Palavras-chave:
Concepções; Livro didático; Ensino Aprendizagem.Resumo
Este trabalho apresenta as três concepções de linguagem, mostrando o seu funcionamento na prática do ensino de língua materna. Deste modo, esta produção acadêmica pretende contribuir para o trabalho que será desenvolvido pelo professor em sala de aula, para que tenha maior aproveitamento dos livros didáticos utilizados e, consequentemente, maior interação com a turma. Utilizamos as perspectivas teóricas de Bakhtin/Volochínov (2010), que trata das três concepções, e autores brasileiros de grande estima.Como metodologia, recorremos à escolha do livro didático “Tudo é linguagem” de Ana Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi, que é utilizado na 6ª série do ensino fundamental. Analisamos uma atividade de leitura que se encontra na unidade 4 do livro, que trata do gênero “relato de experiência”. Identificar qual concepção de linguagem prevalece na atividade de interpretação textual.A partir da análise das questões, podemos observar que, a concepção que prevalece nesta atividade de leitura é a terceira, pois são questões reflexivas que levam o aluno a por em prática todo o conhecimento de mundo que possui e adquirindo outros conhecimentos, está relacionada a interação verbal e social dos indivíduos.
Referências
GERALDI, J. W. (Org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.
PERFEITO, A. M. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: Concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa (Formação de professores EAD 18). V. 1. Ed. Maringá: EDUEM, 2005.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.
FUZA, A. F.; OHUSCHI, M. C. G; MENEGASSI, R.J. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Linguagem & Ensino. Pelotas, v. 14, n. 2, p. 479-501, jul/dez.2011.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
BORGATTO, A. BERTIN, T. MARCHEZI, V. tudo é Linguagem. 1 ed. 7º ano do ensino fundamental 6ª série, São Paulo: Ática, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).