Aquisição da escrita em língua portuguesa (L2) entre descendentes de pomeranos
Palavras-chave:
Aquisição da escrita; Português como L2; Linguística aplicada.Resumo
Este artigo é um recorte da monografia de pós-graduação lato sensu em Estudos da Linguagem e focaliza a aquisição da escrita por descendentes de pomeranos que possuem o pomerano como L1 e o português como L2, este nem sempre totalmente internalizado em idade escolar e aquele usado na comunicação cotidiana. O corpus é formado de textos escritos em ambiente escolar com tema livre entre alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola unidocente, localizada na zona rural de Santa Leopoldina, Espírito Santo e as análises apontam para dificuldades advindas da L1, como concordância nominal e troca de letras, presentes também na fala desses alunos, conforme aponta Barth (2007). Portanto, fazem-se necessárias propostas de ensino do português como L2 para esses alunos, no intuito de internalizarem melhor a língua portuguesa. Os estudos de Abaurre (1999; 2001), Brenner (1986), Cagliari (2002), Ferreiro (2003) e Kato (2003) contribuíram para o desenvolvimento deste estudo.
Referências
______. Dados da escrita inicial: indícios de construção da hierarquia de constituintes silábicos? In: HERNANDORENA, C.L.M. (org.). Aquisição da língua materna e de língua estrangeira: aspectos fonético-fonológicos. Pelotas: EDUCAT/ALAB, 2001. p. 63-85.
BAGNO, Marcos; STUBBS, Michael; GAGNÉ, Gilles. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
BARTH, Shirlei C. A oralidade do português em descendentes de alemães. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Faculdade Saberes, Vitória/ES. 2007.
BRENNER, Teresinha M. Lingüística aplicada ao manual de alfabetização. Florianópolis: editora da UFSC, 1986 (série didática).
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e lingüística: pensamento e ação no magistério. 10.ed. São Paulo: Scipione, 2002.
FERREIRO, Emília. Os processos construtivos da apropriação da escrita. In: FERREIRO, E.; GOMES PALACIO, M. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Trad. Luiza Maria Silveira. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. p. 102-123.
KATO, Mary A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística. 7. Ed. São Paulo: Ática, 2003.
ROCHA,Gilda. Imigração estrangeira no Espírito Santo: 1847 ”“ 1896. 1.ed. Vitória: [sn], 2000.
SINCLAIR, Hermine. O desenvolvimento da escrita: avanços, problemas e perspectivas. In: FERREIRO, E.; GOMES PALACIO, M. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Tradução de Luiza Maria Silveira. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. p. 75-84.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).