NUCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM AMBIENTE E AGROECOLOGIA: CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO CONHECIMENTO ECOLÓGICO
Palabras clave:
Unidade Agrícola Participativa, Metodologia Participativa, sistematizaçãoResumen
Este artigo apresenta reflexões sobre a prática pedagógica do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Agroecologia e Socioeconomia (NUPEAS) no Sul do Estado do Amazonas. O artigo aborda e analisa as principais ações promovidas ao longo dos anos de consolidação do NUPEAS, que fortaleceram a agroecologia e a produção sustentável, bem como influenciaram a vida de comunitários. Apesar das limitações, as ações, em especial as Unidades Agrícolas Participativas (UAP) cumpriram um papel importante na construção coletiva de práticas agrícolas sustentáveis, em comunidades situadas em diferentes paisagens, que possuem precárias condições de infraestrutura de saneamento, educação, saúde, segurança e transporte, além da existência de conflitos territoriais. As ações do NUPEAS e parceiros contribuíram para minimizar as disputas territoriais em relação à coleta de castanha-do-Brasil, em um Projeto de Assentamento Agroextrativista. As descrições, reflexões e análises aqui apontadas são frutos do processo de sistematização da experiência do NUPEAS, iniciado em uma oficina de sistematização, coordenada pela Associação Brasileira de Agroecologia, com participação de agricultores, docentes e discentes.Descargas
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Derechos de autor 2018 Revista Brasileira de Agroecologia
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