A novelesca reforma curricular das ciências agrárias e a sustentabilidade: novas demandas, velhos problemas
Palabras clave:
Ciências Agrárias, Agricultura Sustentável, Perfil Profissional, Desenvolvimento Sustentável, Formação TécnicaResumen
A mudança de rumo nas discussões sobre desenvolvimento que as sociedades contemporâneas estão
exigindo e empreendendo, colocam cada vez mais no centro do debate e do jogo político o ideário da
sustentabilidade. As propostas daí advindas se derivam e exigem uma nova visão de ciência e
tecnologia. Assim, para promover uma agricultura sustentável a formação e, por conseguinte, o perfil
profissional dos técnicos não pode ser o mesmo daquele conformado pela agricultura dita “moderna”,
posto que o processo formativo das ciências agrárias deve apresentar transformações substanciais em
suas concepções educativas e práticas de ensino. Tal processo deve levar a um perfil do profissional
que extrapole os limites da especialização, com base cultural ampla e que seja capaz, a partir de uma
abordagem sistêmica e complexa da realidade, de estabelecer relações sistemáticas e coerentes entre
as diversas áreas do conhecimento contemporâneo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 autor

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen a los autores, siendo los derechos de primera publicación de la revista.
Licencia
Cuando se publican en esta revista de acceso abierto, con licencia CC BY 4.0, los artículos se distribuyen de forma gratuita y pueden compartirse y adaptarse para cualquier propósito, incluidos los comerciales. Como atribución de uso, la licencia requiere que se otorgue el crédito apropiado, con un enlace a la licencia e indicación de cambios. Esto no significa que el licenciante apruebe el uso de la información contenida en el artículo o la persona que utilizó esa información. También implica la imposibilidad de aplicar medidas legales o tecnológicas que restrinjan el uso de la información por parte de terceros.