RESGATE, CONSERVAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO DA AGROBIODIVERSIDADE CRIOULA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EXPERIÊNCIA DOS GUARDIÕES DAS SEMENTES CRIOULAS DE IBARAMA (RS)
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v14i3.22894Keywords:
Milho Crioulo. Agricultura Familiar. Sustentabilidade. Agrobiodiversidade. Agroecologia.Abstract
O município de Ibarama, com cerca de 70% da população constituída por agricultores familiares, está localizado na região Centro-Serra do Rio Grande do Sul e destaca-se entre os demais, por possuir uma experiência peculiar e inovadora no que diz respeito ao resgate, conservação e uso sustentável de inúmeras espécies e cultivares da agrobiodiversidade crioula, realizadas por várias dessas famílias. Este trabalho que resultou na organização da Associação dos Guardiões de Sementes Crioulas de Ibarama, torna-se fundamental na elaboração de estratégias de desenvolvimento rural. Neste sentido, este trabalho pretende contribuir na caracterização socioeconômica da experiência de resgate e multiplicação de milho crioulo (Zea mays) na comunidade. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e observação participante em 12 famílias de agricultores de Ibarama. Foram analisadas características da estrutura social como gênero, faixa etária e composição familiar e sua relação com a atividade de preservação da espécie, assim como as finalidades e expectativas da sua produção. A pesquisa realizada mostra que as atividades de conservação de variedades de milho crioulo se mantêm, através das gerações, por relacionar-se com a produção de subsistência e por elementos de caráter econômico, social, político e cultural, relacionados diretamente pelas formas de uso como a alimentação familiar e animal. Os próprios agricultores desenvolveram uma forma própria de conexão com o seu entorno natural e muitas vezes utilizam a prova ou experimentação para aperfeiçoar a atividade de domesticação das plantas e animais que manejam. Observa-se também que os agricultores adaptam e moldam a agrobiodiversidade conforme suas exigências e necessidades, as quais estão influenciadas pelas mudanças ecológicas, sociais e econômicas. Já para a continuação da Associação existem muitos limitantes como a idade avançada dos Guardiões e a falta de incentivo político. As estratégias para enfrentar esses problemas são a parceria da Associação com entidades de pesquisa e ensino, o grupo de Guardiões Mirins e o acesso a novos canais de comercialização para os produtos da agrobiodiversidade crioula, especificamente o milho crioulo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright Notice
The copyright of articles published in this journal remains with the authors, with first publication rights for the journal.
License
When published in this open access journal, licensed through CC BY 4.0, articles are distributed free of charge and can be shared and adapted for any purpose, including commercial. As attribution of use, the license requires that due credit be given, with a link to the license and indication of changes. This does not mean that the licensor endorses the use of the information in the article, or the person who used this information. It also implies the impossibility of applying legal or technological measures that restrict the use of the information by third parties.