Controle de verminoses gastrintestinais em caprinos utilizando preparados homeopáticos.
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v7i1.49309Palavras-chave:
caprinos, agroecologia, homeopatia, verminoseResumo
A verminose nos caprinos é considerada uma das principais limitações no desenvolvimento da caprinocultura. O trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia do tratamento homeopático no controle de verminoses dos caprinos. Dezoito cabras foram subdivididas em três tratamentos: Controle, Arsenicum album CH12, Sulphur CH12. Foi realizado acompanhamento do peso dos animais, contagem de ovos por grama de fezes (OPG), cultura de larvas e avaliação da condição física pelo Método FAMACHA. Os animais tratados com os medicamentos Sulphur e Arsenicum album apresentaram menores médias de OPG para Trichostrongyloide. Os animais tratados com Sulphur apresentaram a menor média de OPG para Strongyloides, não havendo diferença estatística entre os grupos tratados com Arsenicum album e o Controle. Não houve diferenças entre os tratamentos no peso dos animais ou no grau FAMACHA. Conclui-se que a homeopatia pode auxiliar no controle de endoparasitas em caprinos. Palavras chaves: caprinos, agroecologia, homeopatia, verminose.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.