Segurança alimentar através da agricultura urbana: um estudo de caso em duas comunidades de baixa renda em Porto Ferreira/SP.
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v6i3.49254Palavras-chave:
Agricultura Urbana, Sustentabilidade, Segurança Alimentar,, PobrezaResumo
A agricultura urbana (AU) promove benefícios, em especial o incremento à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Este trabalho identificou e caracterizou agricultores urbanos em duas comunidades periféricas de Porto Ferreira/SP e avaliar a contribuição da AU para a sua SAN. Identificaram-se 91 unidades de AU e se aplicou questionário estruturado em 20% da amostra. Constatou-se que a AU envolve majoritariamente a população de baixa renda do município. Dentre os produtores 83,0% têm origem rural e a principal razão da prática agrícola é a produção para subsistência. A horticultura sem uso de insumos químicos é o sistema predominante, com média de 14 espécies cultivadas. A AU garante acesso a hortifrutícolas para 77,8% dos participantes, complementados ou não pela compra, além de propiciar redução dos gastos com alimentação para a maioria. O excedente da produção é compartilhado com vizinhos e familiares não-residentes Assim, a AU demonstrou ser e relevante à SAN dessas comunidades.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.