Dinâmica recente no espaço rural do município de Nossa Senhora da Glória/SE
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v5i2.49110Palavras-chave:
agricultura familiar, leite, agroecologia, semi-aridoResumo
O objetivo desse artigo é analisar a dinâmica recente no espaço rural de um município do semi-árido sergipano, reconhecido pelo dinamismo da sua economia que gira em torno da produção e processamento do leite por agricultores familiares, a despeito da inexistência de políticas específicas e continuadas para esse fim. A área de pesquisa é o município de Nossa Senhora da Glória localizado no Alto Sertão sergipano. A metodologia privilegiou o contato com atores-chave através de entrevistas, observações de campo, caminhadas transversais para observação da paisagem, participação em reuniões e levantamento de dados secundários. Os principais resultados demonstram que o município de Glória contem na sua totalidade três unidades de desenvolvimento com dinâmicas particulares a depender das estratégias dos agricultores, acesso e qualidade dos recursos naturais e vinculação com os mercados (trabalho, produto e financeiro).Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.