Justificación del rol político del profesor de mapudungun a través de recursos del subsistema de COMPROMISO
DOI:
https://doi.org/10.35956/v.24.n2.2024.p.137-159Palavras-chave:
Legitimação docente, Subsistema de compromisso, Mapudungun, Rol político, Linguística Sistêmico-FuncionalResumo
No contexto da recuperação de línguas indígenas no Chile, o papel desempenhado pelos professores na promoção de novos falantes é de extrema relevância. Neste artigo, examina-se o papel político dos professores de mapudungun e como esse papel é assumido como uma forma de legitimação docente (van Leeuwen 2008). Para tal objetivo, este estudo adota a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (Martin e White 2005; Halliday e Matthiessen 2014; Oteíza e Pinuer, 2019) e analisa como a linguagem atua como uma realidade semiótica na construção de significados intersubjetivos. Em particular, investigam-se os significados do compromisso heteroglósico e sua contribuição para a legitimação do papel político em entrevistas com professores de mapudungun. Os resultados sugerem que o recurso de contração [justificação] colabora na construção de uma posição discursiva dos docentes como agentes comprometidos com a causa da revitalização do mapudungun.
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