A dimensão discursiva do racismo no Brasil e práticas narrativas de resistência

Autores

  • Liana de Andrade Biar Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Etyelle Pinheiro de Araújo UNIGRANRIO / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-4981-5027
  • Alexandre Florêncio dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / SME Duque de Caxias
  • Cleide Maria de Mello Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35956/v.24.n2.2024.p.27-47

Palavras-chave:

Discurso., Análise de Narrativa., Relações Étnico-raciais., Racismo., Práticas de Resistência.

Resumo

O presente artigo discute, à luz de pensadores/as negros/as contemporâneos, o conceito de raça como construção sustentada por discursos cotidianos e institucionais que naturalizam relações assimétricas racializadas. A partir da base teórico-metodológica da Análise de Narrativa, tomamos como material analítico três contextos: a violência policial no Rio de Janeiro e a luta por justiça das mães de vítimas desse tipo de violência; o cenário corporativo/empresarial e suas políticas de inclusão da população negra e as tensões raciais presentes no contexto da fé protestante no Brasil. Os resultados indicam para cada um desses contextos as disputas discursivas em torno da categoria de raça e as práticas narrativas que funcionam como formas de resistência.

Biografia do Autor

  • Liana de Andrade Biar, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem/Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pesquisadora com bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado/ FAPERJ. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Narrativa e Interação Social (NAVIS). Doutora em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio e Mestre em Letras pela UERJ. Em sua atuação docente é responsável por cursos de Análise de Discurso, Análise de Narrativa e Linguagem e Sociedade. Como pesquisadora, coordena projetos na área de Narrativa, Interação Social e discursos de resistência.

  • Etyelle Pinheiro de Araújo, UNIGRANRIO / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade UNIGRANRIO. Doutora em Estudos da Linguagem e Mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-RIO, com período sanduíche em dois centros de pesquisa: no departamento de Sociologia da Boston University, com a bolsa CAPES/PDSE e no Instituto de Estudos Afro-Latino-Americanos da Universidade de Harvard, sob orientação de Alejandro de la Fuente; pós-graduada em Educação e Contemporaneidade pelo CEFET Unde Nova Friburgo; licenciada em História pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia. Interesses de pesquisa na área de Estudos Afro-Latino-Americanos e Linguística Aplicada, com foco em Análise da Narrativa, construções identitárias e relações raciais de mães negras participantes de movimentos sociais que lutam contra a violência policial. Interesse mais recente em estudos comparativos dos discursos de mães afro-brasileiras e afro-americanas engajadas na luta contra a brutalidade policial em seus respectivos países. Estágio pós-doutoral na PUC-Rio, com bolsa da FAPERJ iniciado em 2021. 

  • Alexandre Florêncio dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / SME Duque de Caxias

    Doutor em Letras / Estudos da Linguagem (2022) e Mestre em Letras/Estudos da Linguagem (2016) pela PUC-Rio. É pós-graduado (especialização) em História e Cultura afrodescendente pelo Departamento de História da PUC-Rio (2012). É Professor do ensino fundamental das redes municipais do Rio e de Duque de Caxias, onde atua como regente no EF II e na EJA. Integrou a equipe de professores redatores do processo de Reestruturação Curricular da rede municipal de Duque de Caxias (2019-2020).

  • Cleide Maria de Mello , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Doutoranda em Letras – Estudos da Linguagem (PUC-Rio), com projeto de tese selecionado para apresentação presencial no Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanos da Universidade de Harvard em 2022, Mestre em Relações Étnico-Raciais (CEFET-RJ), pós-graduada em Cultura Afro-brasileira e Indígena (UCP) e em Gestão de Projetos para o Terceiro Setor (FGV-RJ), Especialização em Tradução Português-Inglês (USP), Complementação Pedagógica em Letras-Inglês (UNISANTOS). Professora de Inglês no Projeto Social para juventude negra e indígena na ONG Mais Unidos, patrocinado pela Embaixada dos EUA. Interesse em pesquisa na área de Linguística Aplicada com foco em Análise da Narrativa no contexto das Relações Étnico-Raciais, Negritude, Branquitude e Racismo Corporativo.

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Publicado

2024-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A dimensão discursiva do racismo no Brasil e práticas narrativas de resistência. (2024). RALED, 24(2), 27-47. https://doi.org/10.35956/v.24.n2.2024.p.27-47