A dimensão discursiva do racismo no Brasil e práticas narrativas de resistência

Auteurs-es

  • Liana de Andrade Biar Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Etyelle Pinheiro de Araújo UNIGRANRIO / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-4981-5027
  • Alexandre Florêncio dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / SME Duque de Caxias
  • Cleide Maria de Mello Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.35956/v.24.n2.2024.p.27-47

Mots-clés :

Discurso., Análise de Narrativa., Relações Étnico-raciais., Racismo., Práticas de Resistência.

Résumé

In the light of contemporary Black scholars, this paper discusses the concept of race as a construction sustained by everyday and institutional discourses that naturalize racialized asymmetrical relations. Drawing on the theoretical and methodological framework of Narrative Analysis, the data derive from three contexts: police violence in Rio de Janeiro and the struggle for justice by the mothers of victims of this type of violence; the corporate/business environment and its policies for the inclusion of the Black population; and the racial tensions in the context of Protestant faith in Brazil. The analysis indicates several discursive disputes surrounding the category of race and the narrative practices that function as forms of resistance in each analyzed context.

Biographies de l'auteur-e

  • Liana de Andrade Biar, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem/Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pesquisadora com bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado/ FAPERJ. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Narrativa e Interação Social (NAVIS). Doutora em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio e Mestre em Letras pela UERJ. Em sua atuação docente é responsável por cursos de Análise de Discurso, Análise de Narrativa e Linguagem e Sociedade. Como pesquisadora, coordena projetos na área de Narrativa, Interação Social e discursos de resistência.

  • Etyelle Pinheiro de Araújo, UNIGRANRIO / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade UNIGRANRIO. Doutora em Estudos da Linguagem e Mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-RIO, com período sanduíche em dois centros de pesquisa: no departamento de Sociologia da Boston University, com a bolsa CAPES/PDSE e no Instituto de Estudos Afro-Latino-Americanos da Universidade de Harvard, sob orientação de Alejandro de la Fuente; pós-graduada em Educação e Contemporaneidade pelo CEFET Unde Nova Friburgo; licenciada em História pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia. Interesses de pesquisa na área de Estudos Afro-Latino-Americanos e Linguística Aplicada, com foco em Análise da Narrativa, construções identitárias e relações raciais de mães negras participantes de movimentos sociais que lutam contra a violência policial. Interesse mais recente em estudos comparativos dos discursos de mães afro-brasileiras e afro-americanas engajadas na luta contra a brutalidade policial em seus respectivos países. Estágio pós-doutoral na PUC-Rio, com bolsa da FAPERJ iniciado em 2021. 

  • Alexandre Florêncio dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / SME Duque de Caxias

    Doutor em Letras / Estudos da Linguagem (2022) e Mestre em Letras/Estudos da Linguagem (2016) pela PUC-Rio. É pós-graduado (especialização) em História e Cultura afrodescendente pelo Departamento de História da PUC-Rio (2012). É Professor do ensino fundamental das redes municipais do Rio e de Duque de Caxias, onde atua como regente no EF II e na EJA. Integrou a equipe de professores redatores do processo de Reestruturação Curricular da rede municipal de Duque de Caxias (2019-2020).

  • Cleide Maria de Mello , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Doutoranda em Letras – Estudos da Linguagem (PUC-Rio), com projeto de tese selecionado para apresentação presencial no Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanos da Universidade de Harvard em 2022, Mestre em Relações Étnico-Raciais (CEFET-RJ), pós-graduada em Cultura Afro-brasileira e Indígena (UCP) e em Gestão de Projetos para o Terceiro Setor (FGV-RJ), Especialização em Tradução Português-Inglês (USP), Complementação Pedagógica em Letras-Inglês (UNISANTOS). Professora de Inglês no Projeto Social para juventude negra e indígena na ONG Mais Unidos, patrocinado pela Embaixada dos EUA. Interesse em pesquisa na área de Linguística Aplicada com foco em Análise da Narrativa no contexto das Relações Étnico-Raciais, Negritude, Branquitude e Racismo Corporativo.

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Publié

2024-12-13

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Comment citer

A dimensão discursiva do racismo no Brasil e práticas narrativas de resistência. (2024). Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 24(2), 27-47. https://doi.org/10.35956/v.24.n2.2024.p.27-47

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