Singularidad y estética de la distinción en el discurso de la escuela católica
DOI:
https://doi.org/10.35956/v.24.n1.2024.p.46-65Palavras-chave:
Escola católica. Escola confessional. Escola privada. Escola particular. Forma- ção inicial de professores. Análise crítica do discurso.Resumo
O principal objetivo deste estudo é compreender o ethos característico das escolas católicas públicas e privadas na Espanha. Para tal, analisam-se as observações registradas pelos docentes em formação que nelas realizaram os seus estágios, no âmbito do Mestrado Universitário em Formação de Docentes da Universidade de Sevilha (Espanha). É utilizado um procedimento analítico baseado na combinação de técnicas lexicometricas com a configuração de um sistema de categorias emergen- tes. A categoria A singularidade e a estética da distinção, sobre a qual se debruça este trabalho, traduz a existência de um conjunto de estratégias e temáticas discursivas (histórias, imagens, modos, valores, crenças, normas, pressupostos, rituais de poder, etc.) que definem e articulam o ethos das escolas católicas. Esses resultados qualificam os ambientes escolares confessionais como fortemente orientados à identidade e garantidores de uma educação separada do restante da sociedade.
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