ALFRED E. TAYLOR, JOHN BURNET E O PROBLEMA SÓCRATICO

a resposta da “Escola Escocesa”

Autori

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.36889

Parole chiave:

Problema Socrático. Sócrates Histórico. John Burnet. Alfred Edward Taylor. Sócrates de Platão.

Abstract

O presente artigo visa abordar a resposta de John Burnet e Alfred Edward Taylor ao “Problema Socrático” – isto é, às questões relativas ao pensamento e a vida do Sócrates histórico. Ambos são os principais representantes da denominada “Escola Escocesa”, bastante influente no início do século passado e que deixou marcas no estudo dessa importante questão da Filosofia Antiga. Para expor sua visão, será analisado o modo como os autores tratam as quatro principais fontes acerca da pessoa de Sócrates: Xenofonte, Aristóteles, Aristófanes e Platão. Feita essa análise, será possível compreender como Taylor e Burnet reconstroem a vida e o pensamento de Sócrates – com destaque para a Teoria das Ideias e a Doutrina Socrática da Alma. Por fim, o artigo tratará das razões pelas quais a posição da Escola Escocesa não é mais adotada por nenhum historiador da filosofia na contemporaneidade.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Arthur Lopes Campos Cordeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduando em Direito na UFMG. Pesquisador de Iniciação Científica em Filosofia do Direito sob Orientação da Profa. Dra. Karine Salgado. Tem experiência na área de Filosofia do Direito, Ética, Metafísica, Filosofia Antiga e Medieval, atuando principalmente com os seguintes autores: Ésquilo, Platão, Agostinho, Tomás de Aquino e Javier Hervada 

Riferimenti bibliografici

ARISTOPHANES. Clouds. Tradução: Alan H. Sommerstein. Warminster: Aris & Phillips LTD, 1982.

ARISTÓTELES. Metafísica: Ensaio Introdutório, texto grego com tradução e comentário de Giovanni Reale. Tradução: Marcelo Perine. São Paulo: Edições Loyola, 2002. v. 2.

ARISTOTLE. Physics. Tradução: C. D. C. Reeve. Indianapolis: Hackett Publishing Company, 2018.

BOLZANI FILHO, R. Imagens de Sócrates. Kléos, Rio de Janeiro, n. 18, 2014, pp. 11-31.

BRICKHOUSE, T. C.; SMITH, N. D. Socratic Moral Psychology. New York: Cambridge University Press, 2010.

BURNET, John. Introduction. In: PLATO. Plato’s Phaedo. BURNET, J (Ed.). 1. ed., Oxford: Clarendon Press, 1911, pp. ix-lvi.

BURNET, John. Socratic Doctrine of the Soul. London: Oxford University Press, 1916.

BURNET, John. Greek Philosophy: Thales to Plato (Part One). London: Macmillan and Co., Limited, 1920.

CHERNISS, H. Aristotle’s Criticism of Presocratic Philosophy. Baltimore: The John Hopkins Press, 1935.

CHERNISS, H. The Riddle of the Early Academy. New York: Russell & Russell, 1962.

COPLESTON, Frederick. Historia de La Filosofia: Grecia y Roma. Tradução: Juan Manuel García de la Mora. 4. ed., Barcelona: Editorial Ariel, 1994. v. 1.

CORNELLI, G.; COELHO, M. C. de. M. N. “Quem não é Geômetra não entre!” Geometria, Filosofia e Platonismo. Kriterion, Belo Horizonte, n. 116, 2007, pp. 417-435, dez/2007.

DE VOGEL, Cornelia. The Present state of the Socratic Problem. Phronesis, v. 1, n. 1, pp. 26-35, 1955.

DORION, L. A. Xenophon’s Socrates. In: AHBEL-RAPPE, S.; KAMTEKAR, R. (Ed). A Companion to Socrates. Oxford: Blackwell Publishing, 2006, pp. 93-109.

DORION, Louis-André. The Rise and Fall of the Socratic Problem. In: MORRISON, D. R. The Cambridge Companion to Socrates. Cambridge: Cambridge University Press, 2011, pp. 1-23.

DORION, L. A. Comparative Exegesis and the Socratic Problem. In: DANZIG, G; JOHNSON, D.; MORRISON, D. (Ed). Plato and Xenophon: Comparative Studies. Boston: Brill, 2018, pp. 55-70.

FIELD, G. C. Socrates and Plato: A Criticism of Professor A. E. Taylor’s ‘Varia Socratica’. Oxford: Parker & Co, 1913.

FRONTEROTTA, F. The Development of Plato’s Theory of Ideas and the ‘Socratic Question’ In: SEDLEY, D. (ed.) Oxford Studies in Ancient Philosophy. New York: Oxford University Press, summer 2007, vol. XXXII, pp. 37-62.

GERSON, L. P. From Plato to Platonism. New York: Cornell University Press, 2013.

GULLEY, N. The Philosophy of Socrates. London: Macmillan and Co Ltd, 1968.

JAEGER, Werner. Paideia: A Formação do Homem Grego. Tradução: Artur M. Parreira. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

KAHN, C. H. Plato and the Socratic Dialogue: The Philosophical Use of a Literary Form. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

LIMA VAZ, H. C. de. Platonica. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

MORRISON, D. On Professor Vlastos’ Xenophon. Ancient Philosophy, v. 7, pp. 9-22, 1987.

MORRISON, D. Xenophon’s Socrates on the Just ant the Lawful. Ancient Philosophy, v. 15, pp. 329-347, 1995.

NAILS, D. Problems with Vlastos’ Platonic Developmentalism. Ancient Philosophy, v. 13, n. 2, pp. 273-291, 1993

PERINE, Marcelo. A Herança Socrática no Conceito Cristão de Alma. Hypnos, ano 9, nº 13, São Paulo, pp. 53-68, 2ª sem. 2004.

PERINE, M. A Recepção da Escola de Tübingen-Milão no Brasil. In: PERINE, M. Platão não estava Doente. São Paulo: Edições Loyola, 2014, pp. 233-244.

PLATÃO. Diálogos (Volumes III-IV): Protágoras, Górgias, O Banquete e Fedão. Tradução: Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 1980.

PLATO. Complete Works. COOPER, J.M (Ed.). Indianapolis/Cambridge: Hackett Publishing Company, 1997.

REALE, Giovanni. Corpo, Alma e Saúde: O Conceito de Homem de Homero a Platão. Tradução: Marcelo Perine. São Paulo: Paulus, 2002.

REALE, G. Para Uma Nova Interpretação de Platão. Tradução: Marcelo Perine. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

REALE, G. História da Filosofia Grega e Romana: Pré-Socráticos e Orfismo. Tradução: Marcelo Perine. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012. v. 1.

REALE, G. História da Filosofia Grega e Romana: Sofistas, Sócrates e Socráticos Menores. Tradução: Marcelo Perine. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. v. 2.

ROSS, W. D. Introduction In: ARISTOTLE. Aristotle’s Metaphysics. ROSS, W. D. (Ed.). Oxford: The Clarendon Press, 1924, v. 1, pp. xiii-clxvi.

ROSS, D. Plato’s Theory of Ideas. Oxford: Clarendon Press, 1951.

ROWE, C. Plato and the Art of Philosophical Writing. New York: Cambridge University Press, 2007.

SCHLEIERMACHER. On the Worth of Socrates as a Philosopher. In: PLATO. The Apology of Socrates, The Crito and Part of the Phaedo. 2. ed. rev. London: Taylor Walton and Maberly, 1852.

SMITH, N. D. Aristotle on Socrates. In: STAVRU, A.; MOORE, C. (Ed.) Socrates and the Socratic Dialogue. Leiden/Boston: Brill, 2018, pp. 601-622.

TAYLOR, Alfred Edward. Plato. London: Archibald Constable & Co Ltd, 1908.

TAYLOR, Alfred Edward. Varia Socratica. Oxford: James Parker & Co., 1911.

TAYLOR, Alfred Edward. Plato’s Biography of Socrates. London: Oxford University Press, 1917.

TAYLOR, Alfred Edward. Plato: The Man and His Work. 6. ed. London: Methuen & Co. Ltd, 1949.

TAYLOR, Alfred Edward. Socrates. Boston: The Beacon Press, 1951.

VLASTOS, Gregory. Socrates. In: Proceedings of the British Academy LXXIV, 1988, pp. 89-111. Disponível em: http://publications.thebritishacademy.ac.uk/pubs/proc/files/74p089.pdf Acesso: 12/03/2021.

VLASTOS, Gregory. Socrates: Ironist and Moral Philosopher. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

VLASTOS, G. The Paradox of Socrates. In: VLASTOS, G. Studies in Greek Philosophy (Volume II): Socrates, Plato, and their Tradition. Princeton: Princeton University Press, 1995, pp. 3-18.

XENOFONTE. Banquete, Apologia de Sócrates. Tradução: Ana Elias Pinheiro. 1. ed. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 2008.

XENOFONTE. Memoráveis. Tradução: Ana Elias Pinheiro. 1. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009.

XENOPHON. The Shorter Socratic Writings: “Apology of Socrates to the Jury,” “Oeconomicus,” and “Symposium”. BARLETT, R. C. (Ed.). Ithaca: Cornell University Press, 1996.

ZELLER, Edward. Socrates and The Socratic School. Tradução: Oswald H. Reichel. 2. ed. London: Longmans, Green, and Co., 1877.

ZELLER, E. Outlines of the History Greek Philosophy. Tradução: Sarah Frances Alleyne e Evelyn Abbott. New York: Henry Holt and Company, 1890.

Pubblicato

2022-01-12

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

ALFRED E. TAYLOR, JOHN BURNET E O PROBLEMA SÓCRATICO: a resposta da “Escola Escocesa”. (2022). PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(21), 288-311. https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.36889