SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ACÚSTICA

Autores

  • Marcello Ferreira Universidade de Brasília
  • João Vítor da Silva Rocha Universidade de Brasília
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0001-8078-3065

Palavras-chave:

sequência didática., Aprendizagem significativa, Modelo mental, Ensino de Física, Acústica

Resumo

O presente texto descreve uma proposta de sequência didática desenvolvida para o ensino de acústica para alunos do Ensino Médio. Fundamentada nas teorias de aprendizagem significativa de Ausubel e de modelos mentais de Johnson-Laird, pretende construir a ideia de som como um fenômeno ondulatório e estabelecer relações com a vida cotidiana. Dessa forma, detalha um planejamento de aulas, seus objetivos e estratégias para garantir a aprendizagem significativa e um modelo mental alinhado ao conhecimento científico. Ao final, propõe-se uma atividade avaliativa com foco na investigação, baseada na perspectiva da avaliação formativa (LUCKESI, 1995).

Biografia do Autor

  • Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

    imagem2.jpg INSTITUTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

    • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
    • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
    • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
    • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
    • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Downloads

Publicado

2019-03-16

Como Citar

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ACÚSTICA. (2019). Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 5(1), 27-38. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/physicae/article/view/23075

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>