PROPOSTA DE PLANO DE AULA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Palavras-chave:
Ensino de física, Plano de aula, Sequência didáticaResumo
Neste trabalho, buscamos referenciar e apresentar uma proposta de plano de aula para utilização em diversos contextos do ensino de física. Em particular, vislumbramos a sua utilidade para a organização de sequências didáticas produzidas no contexto da proposta de aplicação educacional em mestrados profissionalizantes, tendo em vista a formação continuada e qualificada para o exercício profissional sob o pressuposto da profunda reflexão das práticas instituídas. Para isso, apresentamos e discutimos uma visão sobre o processo instrucional e, no seu particular, sobre a aula, passando a indicar diretrizes (e não mais que isso!) para a proposição, o desenvolvimento e a avaliação de uma aula. Cabe ressaltar, por fim, a incompletude, as limitações e mesmo a provisoriedade de qualquer esforço como este que aqui se apresenta, qual seja, a proposição de modelos frente a complexidade de qualquer processo educacional. De todo modo, o arriscaremos à guisa de iniciar e parametrizar essa importante e ainda rarefeita discussão no campo do ensino de física.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).