O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E CIENTÍFICO DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO POR MEIO DA APRENDIZAGEM INVESTIGATIVA NO PARQUE ECOLÓGICO DO RIACHO FUNDO I
Palabras clave:
1. Altas Habilidades/Superdotação. 2. Investigação Científica. 3. Educação Ambiental.Resumen
A investigação científica em ambientes naturais é uma estratégia eficaz para desenvolver o pensamento crítico e criativo de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). O Parque Ecológico do Riacho Fundo I, no Distrito Federal, oferece um espaço ideal para atividades investigativas, promovendo o contato direto com a biodiversidade e questões ambientais. Esta pesquisa destaca a importância de metodologias ativas que incentivem o protagonismo e a autonomia intelectual dos estudantes, permitindo a construção de conhecimentos interdisciplinares de forma significativa. A proposta busca responder: como a aprendizagem investigativa no parque contribui para o pensamento crítico e científico de estudantes com AH/SD? Além disso, pretende-se compreender como essa vivência influencia sua percepção ambiental e relação com a preservação ecológica. A relevância do estudo está na necessidade de práticas pedagógicas especializadas que ampliem o potencial desses estudantes, associando ciência e meio ambiente. Os objetivos incluem analisar o impacto da aprendizagem investigativa no desenvolvimento do pensamento científico e crítico, identificar temas ambientais de interesse, compreender como o ambiente natural contribui na construção do conhecimento e propor estratégias eficazes para o ensino de Ciências. A pesquisa adota abordagem qualitativa, com observação participante, diário de campo e análise das produções dos estudantes da Sala de Recursos para AH/SD. A metodologia envolve o registro e análise interpretativa das atividades realizadas no parque. Espera-se que os resultados contribuam para o aprimoramento das práticas pedagógicas inclusivas, valorizando o pensamento crítico, a criatividade e a consciência ambiental, promovendo a formação integral dos estudantes.
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